Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento promoveu reunião transnacional

A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento organizou a 4ª reunião transnacional do projeto LOCAL, consórcio que reúne nove parceiros de oito países (Portugal, Bulgária, Chipre, Espanha, Irlanda, Itália, Países Baixos e Roménia).

Este momento, que decorreu de forma online, representou uma oportunidade para os parceiros discutirem o progresso geral do projeto, os resultados desenvolvidos até o momento e também para definir prazos para atividades futuras, é explicado em nota pela associação de Castelo Branco.

O consórcio está de momento a trabalhar na criação de um programa de mentoria dirigido aos formadores e outros profissionais de educação de adultos para melhorar as competências profissionais de adultos 50+. O objetivo final é fortalecer a silver economy como um motor para o desenvolvimento económico das comunidades, especialmente nas áreas rurais.

Nesta fase, cada parceiro realizou os testes para o 2º resultado do projeto LOCAL – Formação contínua de mentores. O intuito deste resultado é estabelecer um programa contínuo de desenvolvimento profissional misto, destinado a melhorar as competências de educadores, formadores e outros profissionais que trabalham no setor da educação de adultos, em competências de mentoria e apoiá-los na implementação do 3º resultado do projeto LOCAL – Ciclos temáticos de mentoria.

Mais de 100 participantes fizeram parte da fase de teste e, de acordo com os seus comentários, aprofundaram o seu conhecimento sobre mentoria comunitária, oportunidades relacionadas à silver economy e ao empreendedorismo sénior. Além disso, melhoraram as suas aptidões com a população sénior, através de novas ferramentas e abordagens, nomeadamente através de programas de mentoria.