Início Site Página 112

Atleta albicastrense Ana Bonifácio representa a Universidade de Évora no Campeonato Nacional Universitário de Karaté

Atleta albicastrense Ana Bonifácio representa a Universidade de Évora no Campeonato Nacional Universitário de Karaté


A atleta albicastrense Ana Bonifácio, da Escola de Karaté Wado Joaquim Salgueiro, vai representar a Associação Académica da Universidade de Évora no Campeonato Nacional Universitário de Karaté, competição organizada pela Federação Académica do Desporto Universitário.

O torneio vai acontecer este sábado, 21 de fevereiro, no Pavilhão Municipal de Barcelos, e vai reunir os melhores atletas universitários de todo o país.

A escola de karaté de Castelo Branco conta que a atleta irá competir na disciplina de Kumite, na categoria Feminino -55kg, uma das mais exigentes do quadro competitivo, e será acompanhada pelo seu treinador e mestre Joaquim Salgueiro, figura de referência no Karaté Wado, que tem sido determinante na sua evolução técnica e competitiva.

Ana Bonifácio destaca-se pelo seu percurso desportivo e pela dedicação demonstrada ao longo dos últimos anos, sendo esta uma oportunidade de afirmação a nível nacional no contexto do desporto universitário.

Para a Escola de Karaté Wado Joaquim Salgueiro, a participação da atleta representa não só a Universidade de Évora, mas também o trabalho desenvolvido pela sua escola e treinador, reforçando a ligação entre o desporto federado e o desporto académico.

Santa Casa da Misericórdia do Ladoeiro realiza mais um ciclo de “Procissão dos Homens”

Santa Casa da Misericórdia do Ladoeiro realiza mais um ciclo de “Procissão dos Homens”

Cumprindo uma tradição que a memória não chega para relatar tão antigo costume a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Ladoeiro, no concelho de Idanha-a-Nova, dá início, na 6ªfeira, 20 de fevereiro, mais um ciclo de Procissões, designada por, “Procissão dos Homens”. Nela só participarem homens e realiza-se nas primeiras cinco 6ªfeiras da Quaresma.

O início das procissões dá-se na Capela da Misericórdia, às 20h30, onde a respetiva Irmandade, vestida de opas pretas e velas acesas, partem acompanhados pela Cruz de Cristo, do Padre e da população masculina presente, dirigindo-se através das principais artérias da povoação à Igreja Matriz. Aí espera-os a Confraria do Santíssimo Sacramento, de opas vermelhas vestidas, dispostos ao longo da coxia, em duas colunas. Depois de rezado um mistério doloroso alusivo à crucificação do Senhor, partem de regresso à Capela, com a Confraria do Santíssimo Sacramento à frente e a Irmandade da Misericórdia atrás, cantando a Avé Maria, Santa Maria e Pai Nosso em andamento e ajoelhados, canta-se Glória.

O silêncio é a palavra-chave, apenas se ouvem os passos e as rezas. A escuridão é atenuada pelas lanternas e velas acesas. Os adágios e os ditos populares são muitos. As especulações que envolvem estes atos, meio pagão, meio religioso, não escasseiam.

Em nota é referido que há quem diga e defenda, que o motivo principal desta realização, iniciado por culturas diferentes das atuais, com outros problemas e outras ansiedades, que o “principal motivo desta realização tem a ver com a necessidade do homem em demarcar o seu espaço coletivo e dominar o território”. Por isso nada melhor do que a noite que representa a morte, o negativo.

Neste contexto como a mulher era encarada como um ser fraco e medroso, era-lhe retirada a possibilidade de participar. Estas ficam em casa à espera que a Procissão passe. Nesse momento espreitam à janela de vela acesa na mão, para “alumiarem” o caminho. Logo que a Cruz avança recolhem-se.

Apesar de todas as comodidades e novas mentalidades da sociedade atual, a tradição mantém-se e a atual Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia do Ladoeiro diz que tudo está a fazer para dar maior relevo à iniciativa e procurar novos Irmãos.

Fábrica da Criatividade acolhe a 4º F.E.R.A. com convocatória aberta a artistas da região

Fábrica da Criatividade acolhe a 4º F.E.R.A. com convocatória aberta a artistas da região

A Apneia Colectiva, em parceria com a Fábrica da Criatividade, tem abertas as candidaturas para a 4ª edição da F.E.R.A. – Feira de Edições Realizadas por Artistas -, que vai acontecer a 28 de março, entre as 15h e as 18h, na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco.

Dirigida exclusivamente a artistas da região de Castelo Branco, este concurso convida à apresentação de propostas performativas concebidas a partir de uma ou mais publicações da autoria dos próprios artistas.

A F.E.R.A. é um encontro dedicado às publicações no âmbito das artes performativas, reunindo projectos que exploram o registo, a documentação e a tradução gráfica como extensões da prática artística. Ao longo das suas edições, a feira tem afirmado a publicação enquanto espaço de reflexão, arquivo e partilha de pensamento. Em 2026, o programa expande-se com a apresentação de um conjunto de performances que partem diretamente dessas edições, aprofundando as relações entre arquivo e performatividade.

Com esta iniciativa, a Apneia Colectiva e a Fábrica da Criatividade reforçam o compromisso com a valorização da criação artística contemporânea na região, promovendo contextos de apresentação, experimentação e diálogo entre artistas e público.

As candidaturas estão abertas até domingo, 22 de fevereiro, e devem ser submetidas através da internet.

APCOI procura voluntários em Castelo Branco para ler o livro “Mamã, o que é Obesidade?”

APCOI procura voluntários em Castelo Branco para ler o livro Mamã o que é Obesidade

A APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil – procura voluntários em Castelo Branco para ler o livro “Mamã, o que é Obesidade?” em escolas de 1º Ciclo. As inscrições estão abertas até 6ªfeira, 20 de fevereiro.

A organização conta que as sessões de leitura vão decorrer durante a semana em que se assinala o Dia Mundial da Obesidade, de 2 a 6 de março, e têm como objetivo sensibilizar os mais novos para esta doença de forma empática, contribuindo para combater o estigma e o bullying associado ao peso, em ambiente escolar. A APCOI procura acolher todos os voluntários que se identifiquem com a causa da obesidade infantil.

O presidente da APCOI reforça o apelo, dizendo que “cada leitura é um passo fundamental para combater a descriminação das crianças que vivem com esta doença crónica que apesar de ser a mais prevalente em idade pediátrica continua a ser muito mal compreendida pela nossa sociedade”. Mário Silva sublinha ainda que “consoante a sua disponibilidade, cada voluntário poderá participar em mais do que uma sessão de leitura do nosso livro na semana de 2 a 6 de março para assinalar o Dia Mundial da Obesidade”. Todos os voluntários terão acesso a uma breve formação prévia antes de dinamizarem a sua primeira sessão de leitura do livro numa escola.

No final de cada sessão de leitura, a APCOI vai oferecer gratuitamente um exemplar deste livro a cada escola com o apoio da Coligação Europeia de Associações de Pacientes com Obesidade.

Para a associação, mais do que um livro, “Mamã, o que é obesidade?” é uma campanha de sensibilização com uma missão poderosa para incentivar conversas sobre este tema, sem tabus ou preconceitos e baseadas no conhecimento científico atualizado, de forma simples e com linguagem adequada a qualquer idade, contribuindo para reduzir o estigma associado à obesidade.

Procuram-se fundadores para uma Associação de Defesa dos Utentes de Saúde em Castelo Branco

Procuram-se fundadores para uma Associação de Defesa dos Utentes de Saúde em Castelo Branco

Em Castelo Branco, procuram-se fundadores para uma Associação de Defesa dos Utentes de Saúde. Os interessados podem mostrar o seu interesse através de um formulário disponível na internet (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSen9pSlOpGIJ-0bu486ArlJ78dkTbf6NIrWQoHeHfa6k6wdyg/viewform).

Neste documento é explicado que a defesa dos direitos dos utentes da saúde não é uma iniciativa informal nem um gesto simbólico. Em Portugal, as associações de defesa dos utentes de saúde constituem figuras jurídicas próprias, previstas na lei, com personalidade jurídica, independência institucional e um papel reconhecido na definição, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas de saúde.

É nesse sentido que se pretende criar uma Associação de Defesa dos Utentes de Saúde em Castelo Branco, pois, e como se lê no formulário, “no concelho de Castelo Branco, onde persistem desigualdades estruturais no acesso aos cuidados de saúde, torna-se particularmente relevante promover a criação de uma associação local de defesa dos utentes de saúde, com base legal sólida, atuação rigorosa e compromisso com o interesse público”.

Estas associações podem assumir-se de âmbito nacional, regional ou local e, uma vez reconhecidas, dispõem de direitos relevantes, nomeadamente: participação em processos legislativos e consultas públicas em matéria de saúde; estatuto de parceiro social nas políticas de saúde; direito de informação junto da administração central, regional e local; participação na elaboração e acompanhamento de estratégias, planos e programas nacionais de saúde; possibilidade de intervenção em procedimentos administrativos e judiciais na defesa dos interesses dos seus associados; e acesso a apoios públicos e benefícios fiscais legalmente previstos.

Portanto, trata-se de instrumentos formais de cidadania ativa e de controlo democrático, com capacidade real de influência e intervenção.

Assim, procuram-se cidadãos que “reconheçam a saúde como um direito fundamental e transversal a todas as políticas públicas; estejam disponíveis para integrar o núcleo fundador da associação; valorizem uma atuação baseada em evidência científica, enquadramento legal e direitos humanos; e tenham interesse em saúde pública, direitos dos utentes, equidade territorial, participação cívica e justiça social”. Procura-se compromisso, pensamento crítico e responsabilidade cívica.

Associação Ibérica de Turismo do Interior festeja 4º aniversário

18 fev Associação Ibérica de Turismo do Interior festeja 4º aniversário

A Associação Ibérica de Turismo do Interior celebra na 2ªfeira, 23 de fevereiro, o seu 4º aniversário, assinalando quatro anos de trabalho dedicado à valorização e afirmação dos territórios do interior de Portugal e Espanha.

De acordo com a associação, esta comemoração será também um momento de encontro e reflexão sobre o papel do turismo, do ensino superior e da cooperação ibérica na construção de um interior mais coeso, sustentável e com futuro.

Mais do que celebrar um percurso, a Associação Ibérica de Turismo do Interior frisa que este encontro reforça um compromisso comum: continuar a trabalhar para que o interior seja cada vez mais destino.

A celebração vai decorrer na Escola Superior de Artes Aplicadas, de Castelo Branco, a partir das 14h45.

Estudante da ESGIN conquista 3º prémio no Jogo da Bolsa

Estudante da ESGIN conquista 3º prémio no Jogo da Bolsa 2025

Tânia Pires, estudante da licenciatura em Gestão da ESGIN – Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova -, obteve o 3º Prémio da Classificação Universitária no Jogo da Bolsa, iniciativa promovida pelo Banco Carregosa, GoBulling e Jornal de Negócios.

A participação decorreu no âmbito de iniciativas nacionais que promovem a aprendizagem aplicada e o desenvolvimento de literacia financeira no ensino superior, enquadrado nas unidades curriculares, tendo contado com o incentivo e o acompanhamento pedagógico da docente Ana Cruz.

O Politécnico de Castelo Branco e a ESGIN  felicitam a estudante pelo mérito alcançado, “que evidencia competências de análise, tomada de decisão e gestão do risco em contexto de simulação de mercados”.