Início Site

Anticiclone Rúben Rodrigues atingiu a Beira Baixa

Anticiclone Rúben Rodrigues atingiu a Beira Baixa

Rúben Rodrigues e Rui Raimundo (Toyota Yaris Rally2) são os vencedores do Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão 2026. A dupla açoriana venceu nove das 12 especiais da prova, foi a mais rápida na Power Stage e levou o maior número de pontos possível da Beira Baixa, naquela que é uma excelente operação para o Campeonato de Portugal de Ralis. João Barros e Jorge Henriques, em Skoda Fabia Rally 2, foram a equipa que mais réplica deu aos vencedores, mas tiveram de se contentar com o segundo posto, a 30,3 segundos da vitória. Ricardo Sousa e Luís Marques, em Citroën, completaram os lugares do pódio, mas já a quase dois minutos do primeiro lugar.

A Escuderia Castelo Branco, que organizou a prova, realça que os rápidos troços da Beira Baixa foram palco de intensas batalhas pelos melhores lugares nas classificações, seja na absoluta, seja nas das diferentes competições para as quais o Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão pontuavam. Nas contas da geral, Rúben Rodrigues e João Barros foram os protagonistas. Os dois discutiram o triunfo, com vantagem para o piloto do Toyota.

No fim da prova, Rúben Rodrigues mostrava-se feliz e afirmou que “a nossa equipa trabalhou muito bem. Fomos uns justos vencedores. Entrámos muito bem no rali. Forçámos onde tínhamos de forçar. Somámos o máximo de pontos possível e conseguimos uma vitória muito importante para os nossos objetivos”.

Se a luta pela vitória acabou por ficar praticamente definida na manhã do último dia, o mesmo não se pode dizer, por exemplo, no confronto pelo derradeiro lugar do pódio. Diogo Marujo andou praticamente desde o início no terceiro lugar, mas acabou por ceder esse lugar para Ricardo Sousa que o perseguiu até aos derradeiros metros do rali. Os dois acabaram separados por 0,4 segundos, com vantagem do piloto do Citroën. 
Entre os concorrentes com carros de duas rodas motrizes, João Rodrigues esteve inalcançável. O piloto do Peugeot 208 Rally4 venceu dois terços das classificativas e deixou o segundo classificado, Pedro Silva, em Lancia Ypsilon Rally4, a cerca de 1m30s de distância. O piloto de Vila Velha de Ródão empreendeu uma grande recuperação depois de uma saída de estrada no primeiro dia e só foi batido por Rodrigues. Hélder Miranda, também em Peugeot, completou o pódio nesta classificação. 

A competição no Challenge Clio Rally5 foi extremamente animada nos dois dias de Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão. Tiago Pereira e Fernando Pereira levaram a prova de vencida, mas por apenas três segundos de diferença para, Luís Caetano e David Monteiro que terminaram na segunda posição.

Na classificação reservada ao FPAK Júnior Team de Ralis, a discussão dos primeiros lugares também foi renhida. No final, Guilherme Nunes e Rodrigo Assunção (Peugeot 208 Rally6) foram os mais rápidos no maior número de troços e seguraram a primeira posição com quatro segundos de diferença para Mário Matias e Carlos Silva (Peugeot) que terminaram no segundo lugar. O pódio ficou completo com Francisco Fontes e Nuno Rodrigues da Silva (Lancia) que ficaram a 9,9 segundos dos vencedores. 

No Campeonato Promo de Ralis, Nelson Trindade e Raquel Graça, em Skoda Fabia N5, foram os primeiros classificados. A dupla ganhou o Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão com uma vantagem confortável. Quem os seguiu foram João Marques e Hélder Fernandes, em Citroën Saxo VTS, que ficaram a quase dois minutos de distância. 
A Escuderia Castelo Branco refere que faz, agora, uma pausa na organização de eventos de competição, mas regressa em força em setembro. Logo no início do mês, tem lugar o 58º Ralicross de Castelo Branco, que se realiza nos dias 5 e 6.

Serviço Municipal de Proteção Civil de Castelo Branco implementa programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” em Paiágua e Rochas de Cima

21 jun Serviço Municipal de Proteção Civil de Castelo Branco implementa programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” em Paiágua e Rochas de Cima

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Castelo Branco vai realizar, em colaboração com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a GNR, o Corpo de Bombeiros de Castelo Branco e a Unidade Florestal, na 4ªfeira, 24 de junho, duas ações de sensibilização/implementação dirigidas à comunidade local sobre os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

A autarquia albicastrense explica que o objetivo destas ações é a implementação dos dois programas na freguesia de Almaceda, que amplia a sua rede de Aldeias Seguras e Pessoas Seguras. As implementações destes programas implicaram a elaboração de um plano, instalação de sinalética e definição de um Oficial Local de Segurança. Segue-se agora a fase de sensibilizar os cidadãos e partilhar medidas práticas de autoproteção, capacitando a população para saber como agir preventivamente e em situações de emergência.

De forma a abranger os habitantes destas localidades, as sessões irão decorrer na Casa do Povo da Paiágua, pelas 17h30; e na Casa do Povo das Rochas de Cima, a partir das 19h.

A autarquia albicastrense refere que estas são as primeiras ações de sensibilização organizadas em 2026, estando já previstas novas ações nas freguesias de Santo André das Tojeiras, Sarzedas e São Vicente da Beira.

De recordar que, no concelho de Castelo Branco, já existem 75 aldeias/lugares inseridas neste projeto, estando nesta fase a rede a ser não só ampliada, bem como a ser analisado o seu estado de implementação.

Segundo Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, esta é uma iniciativa “determinante na construção de comunidades mais resilientes e é fundamental continuar a ampliar esta rede”.

Já Teresa Fonseca, Coordenadora Municipal de Proteção Civil, sublinha que “a segurança coletiva é uma responsabilidade partilhada e começa com os comportamentos individuais de cada residente”.

A Proteção Civil apela à participação ativa de todos os residentes nestes encontros de esclarecimento, cuja entrada é livre.

Coro Misto da Beira Interior esteve em digressão por Sevilha

21 jun Coro Misto da Beira Interior esteve em digressão por Sevilha

O Coro Misto da Beira Interior realizou, recentemente, mais uma digressão, desta vez denominada “Andaluzia 2026” e que teve 3 concertos na cidade de Sevilha.

A Associação Cultural da Beira Interior conta que o primeiro decorreu na Igreja de S. Bernardo, com o programa Fado com arranjos de Luís Cipriano. O segundo, uma missa, inserido nos 270 anos do nascimento de Mozart também na mesma igreja. E um terceiro, no projeto “Concertos Improváveis”, no Parque de Las Palomas, onde o Coro cantou com pombas poisadas nos seus elementos.

Esta digressão foi organizada pela “Escolania de Sevilla” e pela “Parroquia de San Bernardo”. O Programa FADO já foi assim realizado em Espanha, França, Alemanha, Polónia, Croácia, Montenegro, Bósnia, Marrocos e será agora reposto na cidade da Covilhã, este domingo, 21 de Junho, às 17h, no TMC. Neste concerto, o Coro Misto da Beira Interior terá a companhia em palco do Coro Infantil da Beira Interior que neste projeto tem crianças das Escolas Serra da Gardunha, Silvares, Campos Melo, Tortosendo e Projeto zéthoven e acompanhados na Guitarra Clássica por Miguel Carvalhinho, na Guitarra Portuguesa por Tiago Oliveira e no Contrabaixo por Fernando Silva. O concerto será dirigido por Luís Cipriano.

Vila Velha de Ródão acolhe o Campo-Escola de Arqueologia da Universidade do Minho

Vila Velha de Ródão acolhe o Campo-Escola de Arqueologia da Universidade do Minho

A Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho está a desenvolver um Campo-Escola de Arqueologia no concelho de Vila Velha de Ródão. A iniciativa, que arrancou dia 15 de junho e irá prolongar-se até 11 de julho, visa proporcionar aos estudantes universitários uma imersão prática na arqueologia de campo de última geração.

Coordenado pelo professor Telmo Pereira, este campo-escola foi desenhado para garantir a necessária experiência prática dos estudantes em contexto real de trabalho. A autarquia de Ródão refere que, ao longo de quase um mês, os participantes terão a oportunidade de desenvolver competências específicas em três áreas fundamentais da arqueologia moderna: a prospeção arqueológica e identificação de potenciais sítios de interesse; a escavação arqueológica, aplicando metodologias rigorosas de intervenção no terreno; a utilização de ferramentas digitais e topografia, capacitando os futuros profissionais para a modelação tridimensional, registo digital e mapeamento de precisão.

O sucesso desta exigente operação assenta numa forte rede de parcerias locais e científicas. O projeto conta com o apoio institucional, financeiro e logístico da Câmara de Vila Velha de Ródão, bem como com o envolvimento direto das Juntas de Freguesia de Sarnadas de Ródão e de Vila Velha de Ródão.

Sendo o território de Ródão uma referência incontornável no panorama arqueológico nacional, a iniciativa beneficia ainda do crucial apoio logístico e científico da Associação de Estudos do Alto Tejo, uma entidade com um longo historial de investigação e salvaguarda do património na região.

Com este campo-escola, a autarquia frisa que Vila Velha de Ródão afirma-se uma vez mais como um laboratório vivo e um polo de atração para a investigação científica e formação de excelência, enriquecendo o conhecimento sobre o património histórico do Alto Tejo.

Rita Vian atua no Centro Cultural Raiano

20 jun Rita Vian atua no Centro Cultural Raiano

Idanha-a-Nova recebe, este sábado, 20 de junho, pelas 21h30, a artista portuguesa Rita Vian, que sobe ao palco do Centro Cultural Raiano para um concerto que promete envolver o público num universo sonoro único.

Reconhecida pela fusão entre fado, eletrónica e poesia urbana, Rita Vian possui a singularidade de conseguir explorar várias dimensões artísticas como composição, escrita, produção e imagem, que une à sua voz marcante.

Munida da palavra como arma principal para tudo o que o seu universo comunica, Rita Vian teve em “Sensoreal” o seu primeiro álbum e apresenta agora o seu novo trabalho, “LIGA DURA”.

O concerto em entrada gratuita.

Piscina Coberta de Penamacor encerrou ano letivo com dezenas de participantes dentro de água

Piscina Coberta de Penamacor encerrou ano letivo com dezenas de participantes dentro de água

O Município de Penamacor assinalou o encerramento da atividade anual da Piscina Coberta através da realização de diversas atividades aquáticas destinadas a crianças e adultos.

No conjunto das iniciativas promovidas durante os dois dias, a autarquia revela que participaram cerca de sete dezenas de alunos. Ao longo do ano letivo, as turmas de natação envolveram cerca de uma centena de participantes, enquanto as aulas de hidroginástica registaram a participação de aproximadamente seis dezenas de utentes.

A Câmara de Penamacor frisa que estas ações enquadram-se na política municipal de promoção da atividade física e de estilos de vida saudáveis, contribuindo para o bem-estar da população e incentivando a prática desportiva em todas as idades, desde a infância até à população sénior do concelho.

Câmara Municipal lança Concurso Público para construção de Pavilhão Desportivo na Zona de Lazer de Castelo Branco

Câmara Municipal lança Concurso Público para construção de Pavilhão Desportivo na Zona de Lazer de Castelo Branco

A Câmara de Castelo Branco vai reforçar as condições da prática desportiva na Zona de Lazer da cidade com a construção de um novo Pavilhão Desportivo. O edifício, que terá uma área de 2.200 m2, representa um investimento de 4.070.754,72€, acrescidos de IVA. A infraestrutura será implementada num terreno de propriedade municipal, localizado no limite noroeste das Pistas de Atletismo.

A autarquia conta que este projeto pretende complementar e potenciar as valências desportivas existentes, dotando a cidade de um complexo desportivo polivalente, sendo este Pavilhão especificamente vocacionado para responder às necessidades de formação desportiva das faixas etárias mais jovens, assegurando os mais elevados padrões de qualidade, conforto, acessibilidade e segurança legalmente exigíveis.

O Pavilhão Desportivo irá albergar um campo de jogos com as dimensões oficiais (40x20m), uma bancada com capacidade para 383 lugares sentados, instalações sanitárias públicas e um bloco moderno de vestiários e balneários para atletas, treinadores e árbitros. O espaço contará ainda com uma sala de formação, uma área polivalente e zonas de arrumos para material desportivo.

Atualmente, a Câmara de Castelo Branco realça que a Zona de Lazer “já se encontra apetrechada com valências de relevo, tais como as piscinas municipais, 3 campos de futebol com relva sintética e um parque de skate, às quais se junta agora este novo pavilhão”.

O procedimento de Concurso Público para a empreitada foi aprovado na última Reunião de Câmara Pública (18 de junho). Na ocasião, é referido que o presidente da Câmara Municipal, destacou a versatilidade da nova obra, pois “o novo pavilhão está concebido para a prática de todas as modalidades possíveis e poderá também servir o Instituto Politécnico de Castelo Branco”. Além disso, Leopoldo Rodrigues adiantou que estão previstas intervenções estruturais no Pavilhão Municipal (situado na zona do Centro de Saúde de São Tiago), nomeadamente “em termos de cobertura e ampliação do recinto desportivo”.

Câmara Municipal lança Concurso Público para construção de Pavilhão Desportivo na Zona de Lazer de Castelo Branco