Seminário sobre arte, paisagem e turismo sustentável em Castelo Branco

Seminário sobre arte, paisagem e turismo sustentável em Castelo Branco
Fotografia: Ricardo Pires Coelho

Castelo Branco acolhe o seminário integrado no projeto Europeu “Entre Serras – Europa Criativa”. Este é o primeiro de três seminários, que tem como tema “Arte, Paisagem e Turismo Sustentável” e vai decorrer na Fábrica da Criatividade, entre 19 e 22 de julho.

Este evento realiza-se no âmbito do PES – Projeto Entre Serras -, lançado em 2017, criando uma rede de arte contemporânea, entre agricultura e biodiversidade, entre os vários agentes locais de uma comunidade.

Até 2025 estão planeados três seminários, sendo o primeiro em Castelo Branco, outro em França e depois em Espanha, como foi revelado em conferência de imprensa.

Para o coordenador Carlos Casteleira, a cultura e a natureza estão interligas e é esse o caminho, convidando artistas a dar o seu olhar perante este território.

Carlos Casteleira, coordenador do PES, explicou que durante os quatro dias do seminário o território vai ser desenhado através dos artistas.

Já Andreia Gonçalves, do programa Aldeias do Xisto, realçou o trabalho em rede, que permite compreender e valorizar a paisagem, aprender a interagir com ela mesma e potenciar o turismo destes territórios.

Também João Abreu, do Instituto Politécnico de Lisboa, destacou as sinergias dos vários parceiros envolvidos. Este responsável acrescentou ainda que este seminário será um momento importante na sua ligação entre o projeto, o território e o público.

Esse é mesmo o pretexto deste seminário que vai “partilhar a informação daquilo que se tem feito nos territórios”, disse o responsável pela Fábrica da Criatividade. Fábio Ramalho apresentou o programa, que inclui quatro mesas temáticas, intervaladas por espaços informais de convívio entre oradores e público, estimulando-se a partilha de ideias e reflexão sobre os vários temas em discussão. O arranque deste evento, 19 de julho, coincide com o 5º aniversário da Fábrica da Criatividade.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Castelo Branco disse que o concelho tem uma “extraordinária biodiversidade” e “muito heterogénea”. Leopoldo Rodrigues afirmou que a arte é um fator de promoção do território.

Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, acrescentou que o território proporciona momentos diferentes e vários motivos de visita ao longo do ano.

Ricardo Pires Coelho