A ESALD – Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias -, de Castelo Branco, recebeu, o BIP – Blended Intensive Programme “Healthy Campus 4 All: health and well-being through relaxation and conscious breathing”, uma iniciativa Erasmus+ que combinou ensino online e presencial e reuniu estudantes e colaboradores de diferentes países e áreas científicas.
O programa, com 3 ECTS, destinou-se a estudantes e staff e abrangeu várias áreas de intercâmbio, como Saúde e Bem-Estar, Tecnologias de Informação e Comunicação, Serviços e Produção/Processamento. A avaliação foi realizada através de um trabalho prático relacionado com técnicas de relaxamento e respiração consciente, exigindo a aprovação de, pelo menos, 50% dos conteúdos.
O Politécnico de Castelo Branco conta que durante o curso, os participantes aprenderam a identificar fatores de risco e efeitos fisiológicos da ansiedade e do stress, compreender o mecanismo da respiração e as curvas de contração e relaxamento muscular, controlar tensão muscular e emoções, aplicar estratégias de prevenção e promoção de saúde e bem-estar e incorporar hábitos de respiração consciente e relaxamento na rotina diária.
A componente online proporcionou conhecimento teórico sobre ansiedade, stress e o papel da respiração, recorrendo ao método expositivo e a material audiovisual, enquanto a componente presencial decorreu no ginásio e nas salas de aula da ESALD, privilegiando o método ativo demonstrativo, com demonstrações práticas para identificação das estruturas anatómicas e aplicação de diversas técnicas de respiração e relaxamento.
O BIP contou com a participação de 26 estudantes de instituições de ensino superior europeias, nomeadamente a University of Maribor (Eslovénia), a University of Oradea (Roménia) e a Université de Picardie Jules Verne (França), reforçando a dimensão internacional do programa.
Com esta iniciativa, a instituição de ensino superior albicastrense diz que reforçou o seu compromisso de internacionalização, incentivando a participação de estudantes, docentes e não docentes em formações que contribuem para a partilha de boas práticas e para a adoção de estilos de vida mais saudáveis.