Na sequência da adesão à Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, Idanha-a-Nova recebeu a visita de uma representante desta rede, Encarnación Giráldez, acompanhada de uma avaliadora dos Itinerários Culturais do Conselho da Europa, Cristina Farinha.
As duas responsáveis, que vieram conhecer ‘in loco’ o trabalho realizado no concelho de Idanha-a-Nova, escolheram visitar quatro pontos, diz a autarquia local, sendo eles, a Ermida de Nossa Senhora do Almortão, a Capela da Misericórdia de Idanha-a-Nova, o Centro de Artes Tradicionais (devido à importância do adufe nas celebrações pascais) e o Forum Cultural onde ficará instalado o Centro de Interpretação da Semana Santa e Páscoa e do Património Religioso de Idanha-a-Nova.
O objetivo é que este roteiro possa ser integrado nos Itinerários Culturais do Conselho da Europa, no sentido de afirmar-se como uma atração cultural de valor reconhecido em toda a Europa.
Desta forma, Idanha-a-Nova “terá novas oportunidades de divulgação e valorização das cerca de 280 tradições quaresmais e pascais do concelho”, refere o presidente da Câmara Municipal. Armindo Jacinto considera que “este é, em primeiro lugar, um reconhecimento para todos aqueles que preservam as tradições do concelho”.
Recorde-se que a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação.
A integração desta Rede no programa de Itinerários Culturais do Conselho da Europa, criado em 1987, demonstra como “o património cultural da Europa se desenvolve através das fronteiras”.
Estes itinerários abrangem vários temas, com interesse artístico e cultural, que visam contribuir para o desenvolvimento sustentável e coesão dos territórios e para a qualidade de vida das comunidades locais.