A 2ª Festa do Adufe chega a Monsanto, concelho de Idanha-a-Nova entre 4ªfeira e domingo, 1 a 5 de maio.
Esta é uma festa comunitária que abraça as tradições musicais da Beira Baixa, com 5 dias recheados de aulas de adufe, voz e cantigas das Adufeiras de Monsanto e um programa de concertos, passeios e oficinas para todas as idades.
De acordo com o programa enviado à nossa redação pela organização, no primeiro dia irão decorrer as oficinas de construção de adufinhos e marafonas para miúdos e graúdos; a aula de adufe, com dois níveis: de iniciação para quem quer começar a tocar adufe, com Ana Clément – e as aulas avançadas com Rui Silva; e a aula de voz, com ‘A Cantadeira’ Joana Negrão, e também com as Adufeiras de Monsanto.
No segundo dia, estão planeadas diversas aulas, cantigas e saídas pela aldeia. Uma tertúlia, em parceria com a Festa da Divina Santa Cruz, abre-se o terceio dia de festa, marcado com a subida ao castelo ‘a botar o vaso’, onde todas as pessoas abraçam essa tradição ancestral. No fim-de-semana, 4 e 5 de maio, a Festa do Adufe anima-se com os concertos A Cantadeira, projeto da cantora, compositora e adufeira Joana Negrão, e também as Segue-me a Capela.
Um programa com animação para todas as idades, nesta festa organizada pela Cooperativa d’Alegria, o Adufes Rui Silva e a associação das Adufeiras de Monsanto.