O Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, promove, para domingo, 23 de fevereiro, uma oficina teórico-prática de introdução à saboaria, com enfoque no método de saponificação a frio. A formação será orientada por Verónica Paiva, bióloga especializada em cosmética natural, reconhecida no mundo digital como “BioVó”.
A oficina vai decorrer entre as 9h30 e as 12h30 e tem como objetivo ensinar os participantes a formular os seus próprios sabonetes, evitando a dependência de receitas predefinidas ou de ingredientes de difícil acesso. No final da sessão, a autarquia local conta que cada participante estará apto a produzir sabonetes de forma autónoma, podendo levar para casa dois exemplares personalizados ao seu gosto.
A inscrição tem um custo de 30€ e pode ser realizada através do site do Centro Ciência Viva da Floresta. A sessão irá iniciar-se com uma componente teórica, abordando temas como: introdução à saboaria, processo de saponificação a frio e medidas de segurança, propriedades dos ingredientes, formulação e cálculos necessários para uma produção correta e segura, tempos de cura, moldes e embalagens. Depois será a componente prática, onde os participantes irão produzir e personalizar os seus sabonetes de acordo com as suas preferências e necessidades.
Na parte da tarde, entre as 15h e as 16h, Verónica Paiva regressa ao Centro Ciência Viva da Floresta para dinamizar uma oficina destinada a crianças dos 3 aos 10 anos. A atividade irá incluir a leitura do seu livro “O Jardim da Avó Rosa”, seguida de uma atividade prática onde os mais pequenos vão poder criar os seus próprios sais de banho. A inscrição tem um custo de 20€ e inclui um exemplar do livro para cada participante.
As inscrições para ambas as atividades decorrem até 5ªfeira (dia 20 de fevereiro).