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Crónica de Opinião de Carlos Teixeira – 09-05-2024

crónica opinião

Tema: Ideologia de Género

Bodo de Aranhas mantém tradição e com grande afluência

Bodo de Aranhas mantém tradição e com grande afluência

A Associação da Comissão de Festas de Aranhas voltou a organizar o tradicional Bodo, no Recinto de Festas daquela aldeia, concelho de Penamacor.

Como é tradição, foi servido gratuitamente o almoço a todos aqueles que marcaram presença. O ensopado de cabra, a sopa de grão e a feijoada fizeram uma vez mais parte das iguarias confecionadas ao lume na panela de ferro, explica o Município penamacorense.

O evento, que registou uma grande afluência, contou, ainda, com uma tarde cultural que envolveu a atuação do grupo Geração Plus e do Rancho Folclórico local.

Esta iniciativa teve o apoio do Município de Penamacor, entre outras entidades e empresas do concelho.

Portugal termina a perder em Castelo Branco

Portugal termina a perder em Castelo Branco
Fotografia: Francisco Carrega

Portugal perdeu por 1 a 3, frente à Polónia, no Torneio de Desenvolvimento Sub-15 Futebol Feminino, que decorreu no Estádio Municipal Vale do Romeiro, em Castelo Branco.

Numa organização da Federação Portuguesa, em colaboração com a Associação de Futebol de Castelo Branco, a competição foi disputada pelas Seleções Nacionais Sub-15 de Portugal, Espanha e Polónia, e que decorreu em Castelo Branco e Sertã.

Na primeira parte, as portuguesas dominaram o jogo, com uma pressão alta e o meio campo bem posicionado. Com um futebol apoiado, com duas jogadoras posicionadas junto as defesas, a equipa de Portugal não deu espaço para a Polónia para sair do seu meio campo.

As portuguesas criavam situações atacantes, mas só ao minuto 20, e uma recuperação de bola na transição da defesa, ataque Matilde Wadewitz isolou-se à saída do guarda-redes rematou cruzado para golo. A equipa das quinas ainda enviou uma bola ao poste e viu a guarda-rede por duas vezes negar o golo.

Na segunda parte, a Polónia colocou em campo três jogadoras com um superior porto atlético, como avançadas. Ao minuto 55, Leonor Poças lesionou-se, sendo assistida no relvado durante 10 minutos e depois encaminhada para o hospital de Castelo Branco. A equipa portuguesa perdeu a concentração e a Polónia aproveitou essa fragilidade. Com as três recém-entradas a criarem fulgor atacante chegaram aos golos aos minutos 68, 76, 85.

O técnico de Portugal foi efetuando substituições nem sempre no sentido de melhorar o sistema tático, mas dar oportunidades às jovens menos utilizadas.

No rescaldo da partida, José Paisana, treinador da equipa portuguesa feminina de sub-15, diz que estava à espera do bom desempenho da Polónia, num jogo marcado por duas partes bem distintas.

José Paisana, treinador da equipa feminina de Portugal Sub-15, admitiu que saem de Castelo Branco com um sentimento de tristeza, num jogo que podiam ter ganho.

Francisco Carrega / Ricardo Pires Coelho

Mostra de Vídeo Experimental na Fábrica da Criatividade

Mostra de Vídeo Experimental na Fábrica da Criatividade

A Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, acolhe a LOOP’24 – Mostra de Vídeo Experimental e descubra a criatividade dos alunos do 3º ano da licenciatura de Design de Comunicação e Audiovisual, da ESART – Escola Superior de Artes Aplicadas -, de Castelo Branco.

O evento vai decorrer entre 5º e 6ºfeira, 9 e 10 de maio, e promete cativar e inspirar com variadas instalações de vídeo originais e experimentais criados pelos alunos.

Durante os dois dias, os visitantes têm a oportunidade de explorar as instalações de vídeo que estarão em exibição. Em nota a organização da mostra refere que, no primeiro dia, o horário é das 18h às 20h e no segundo entre as 10h às 15h. Com o tema central do “tempo”, as instalações de vídeo são uma fusão de criatividade e tecnologia, projetadas para imergir o espectador em experiências visuais. Além das instalações, os visitantes também terão a oportunidade de assistir a uma variedade de vídeos experimentais produzidos pelos alunos, demonstrando a aplicação dos conhecimentos de vídeo e pós-produção adquiridos no curso.

Binas já circulam em Castelo Branco e Alcains

BINAS já circulam
Fotografia: Isabella Cavalcanti

As Binas já circulam em Castelo Branco e também em Alcains.

Este é um sistema de utilização partilhada de bicicletas com apoio elétrico, que durante os próximos seis meses tem utilização gratuita.

Na cidade albicastrense há 8 estações e pontos de carregamento e na vila alcainense há um ponto. O município irá implementar mais estações, após esta fase de avaliação de utilização

Depois deste período experimental, para desbloquear as binas o custo é de 0,50€. Por cada minuto de utilização o valor é de 0,05€, após os primeiros 30min. O sistema contempla uma aplicação móvel, com toda a informação relacionado com as Binas.

Na inauguração deste sistema, o vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, afirmou que a autarquia tem feito um esforço financeiro para melhorar a mobilidade no concelho, de forma a dar resposta às necessidades da comunidade.

Hélder Henriques considerou que Castelo Branco tem condições para ser um destino para o uso recorrente de bicicleta.

Hélder Henriques, vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, acrescentou que “pensar Castelo Branco é pensar na mobilidade” e apelou ainda à cidadania para o bom uso dos equipamentos, que são não só para quem ca vive como para quem visita.

O projeto-piloto Binas tem um investimento a rondar os 300 mil euros.

Na mesma ocasião, o presidente da Câmara de Castelo Branco realçou o forte investimento que a autarquia está a realizar no âmbito da mobilidade, nomeadamente, na mobilidade suave.

Para Leopoldo Rodrigues, a inauguração deste sistema de utilização partilhada de bicicletas foi “um dia importante” e espera que Castelo Branco se afirme como um município amigo do ambiente.

Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, tem a expetativa que o projeto-piloto Binas seja um sucesso, mas que isso depende também das mudanças de paradigmas, no que diz respeito ao aumento da utilização de bicicletas pelas cidade, assim como à utilização responsável.

Ricardo Pires Coelho

João Pinheiro em Mação de trás para a frente!

João Pinheiro em Mação de trás para a frente

O Campeonato de Portugal de Kartcross 2024 teve o seu início, no passado fim-de-semana 4 e 5 de maio, em Mação, um circuito sempre muito exigente tecnicamente onde, as ultrapassagens, são sempre difíceis de concretizar. 

Com a chuva a marcar presença esporádica durante os dois dias, João Pinheiro, o piloto albicastrense da JCP Racing, não tinha tarefa fácil no arranque da temporada, numa lista de 20 inscritos, e frente ao vasto público que marcou presença no Circuito da Bela Vista.

A equipa de comunicação do jovem piloto conta que o sábado começava mesmo da pior forma para João Pinheiro, logo nos Treinos Cronometrados. Com um problema elétrico no La Base RX01, que o obrigaria a parar à terceira volta, sem possibilidade de marcar um bom tempo, e o deixava à partida, para a primeira corrida de qualificação, na posição 15 da geral.

A posição alcançada colocava João Pinheiro na série A, na primeira corrida de qualificação, junto com os pilotos da nova divisão 2, e o campeão em título. Sabendo que, recuperar da posição onde se encontrava, não seria tarefa fácil, o piloto não baixou os braços, recuperando posições, e alcançando a posição 11 da geral, o que o deixava partir mais confortável na série A para a segunda corrida de qualificação.

Partindo atrás do detentor da pole position, o jovem João Pinheiro saía, da sempre difícil luta da primeira curva, na segunda posição, o que lhe permitiu rodar mais rápido, com menos tráfego, e entrar na terceira corrida de qualificação no quarto lugar da geral.

Seria na terceira, e derradeira, corrida de qualificação, que João Pinheiro mostraria toda a garra, enquanto piloto, e a potencialidade do La Base RX01. Debaixo de chuva intensa, com o piso bastante escorregadia, o resultado alcançado, P3 na sua série, colocava o piloto na segunda posição para a final.

Já na final, com o piso ainda muito escorregadio, e com um arranque menos bem conseguido, João Pinheiro tinha pela frente a difícil missão de ter que se defender na primeira curva, ao mesmo tempo que tinha que evitar cometer erros. De cabeça fria, e com os olhos postos na frente da corrida, piloto e máquina fariam uma corrida brilhante e taticamente bem executada, com a ida a Joker Lap no momento certo, sem cometer qualquer erro. A equipa do piloto diz que, não obstante a pequena falha no arranque, seria este bom andamento e gestão tática que permitiam a João Pinheiro terminar o fim-de-semana na quarta posição da geral e na terceira posição da Divisão 1. É esta última o foco real do piloto, dada a diferença de andamento revelado nesta primeira ronda do Campeonato.

As atenções viram-se agora para Montalegre, para segunda ronda do Campeonato de Portugal de Kartcross, nos dias 25 e 26 de maio.

Campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar” decorre até 2ªfeira

Campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar” decorre até 2ªfeira

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a GNR e a PSP têm a decorrer campanha de Segurança Rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2024.

Até 2ªfeira, 13 de maio, a campanha tem como objetivo alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução, é explicado em comunicado conjunto.

As autoridades de segurança alertam que a 50 km/h, olhar para o telemóvel durante 3 segundos é o mesmo que conduzir uma distância de 42m com os olhos vendados, o equivalente a uma fila de 10 carros.

A utilização do telemóvel durante a condução aumenta em 4 vezes a probabilidade de ter um acidente, causando um aumento no tempo de reação a situações imprevistas.

A campanha integra ações de sensibilização da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária; e operações de fiscalização pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário e de acordo com o Plano Nacional de Fiscalização 2023, com o objetivo de contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que diz respeito ao manuseamento do telemóvel durante a condução.