Binas já circulam em Castelo Branco e Alcains

BINAS já circulam
Fotografia: Isabella Cavalcanti

As Binas já circulam em Castelo Branco e também em Alcains.

Este é um sistema de utilização partilhada de bicicletas com apoio elétrico, que durante os próximos seis meses tem utilização gratuita.

Na cidade albicastrense há 8 estações e pontos de carregamento e na vila alcainense há um ponto. O município irá implementar mais estações, após esta fase de avaliação de utilização

Depois deste período experimental, para desbloquear as binas o custo é de 0,50€. Por cada minuto de utilização o valor é de 0,05€, após os primeiros 30min. O sistema contempla uma aplicação móvel, com toda a informação relacionado com as Binas.

Na inauguração deste sistema, o vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, afirmou que a autarquia tem feito um esforço financeiro para melhorar a mobilidade no concelho, de forma a dar resposta às necessidades da comunidade.

Hélder Henriques considerou que Castelo Branco tem condições para ser um destino para o uso recorrente de bicicleta.

Hélder Henriques, vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, acrescentou que “pensar Castelo Branco é pensar na mobilidade” e apelou ainda à cidadania para o bom uso dos equipamentos, que são não só para quem ca vive como para quem visita.

O projeto-piloto Binas tem um investimento a rondar os 300 mil euros.

Na mesma ocasião, o presidente da Câmara de Castelo Branco realçou o forte investimento que a autarquia está a realizar no âmbito da mobilidade, nomeadamente, na mobilidade suave.

Para Leopoldo Rodrigues, a inauguração deste sistema de utilização partilhada de bicicletas foi “um dia importante” e espera que Castelo Branco se afirme como um município amigo do ambiente.

Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, tem a expetativa que o projeto-piloto Binas seja um sucesso, mas que isso depende também das mudanças de paradigmas, no que diz respeito ao aumento da utilização de bicicletas pelas cidade, assim como à utilização responsável.

Ricardo Pires Coelho