Portugal termina a perder em Castelo Branco

Portugal termina a perder em Castelo Branco
Fotografia: Francisco Carrega

Portugal perdeu por 1 a 3, frente à Polónia, no Torneio de Desenvolvimento Sub-15 Futebol Feminino, que decorreu no Estádio Municipal Vale do Romeiro, em Castelo Branco.

Numa organização da Federação Portuguesa, em colaboração com a Associação de Futebol de Castelo Branco, a competição foi disputada pelas Seleções Nacionais Sub-15 de Portugal, Espanha e Polónia, e que decorreu em Castelo Branco e Sertã.

Na primeira parte, as portuguesas dominaram o jogo, com uma pressão alta e o meio campo bem posicionado. Com um futebol apoiado, com duas jogadoras posicionadas junto as defesas, a equipa de Portugal não deu espaço para a Polónia para sair do seu meio campo.

As portuguesas criavam situações atacantes, mas só ao minuto 20, e uma recuperação de bola na transição da defesa, ataque Matilde Wadewitz isolou-se à saída do guarda-redes rematou cruzado para golo. A equipa das quinas ainda enviou uma bola ao poste e viu a guarda-rede por duas vezes negar o golo.

Na segunda parte, a Polónia colocou em campo três jogadoras com um superior porto atlético, como avançadas. Ao minuto 55, Leonor Poças lesionou-se, sendo assistida no relvado durante 10 minutos e depois encaminhada para o hospital de Castelo Branco. A equipa portuguesa perdeu a concentração e a Polónia aproveitou essa fragilidade. Com as três recém-entradas a criarem fulgor atacante chegaram aos golos aos minutos 68, 76, 85.

O técnico de Portugal foi efetuando substituições nem sempre no sentido de melhorar o sistema tático, mas dar oportunidades às jovens menos utilizadas.

No rescaldo da partida, José Paisana, treinador da equipa portuguesa feminina de sub-15, diz que estava à espera do bom desempenho da Polónia, num jogo marcado por duas partes bem distintas.

José Paisana, treinador da equipa feminina de Portugal Sub-15, admitiu que saem de Castelo Branco com um sentimento de tristeza, num jogo que podiam ter ganho.

Francisco Carrega / Ricardo Pires Coelho