Aprovadas as Operações Integradas de Gestão da Paisagem de Fórneas e Alvito da Beira

As Operações Integradas de Gestão da Paisagem de Alvito da Beira e Fórneas, em Proença-a-Nova, foram aprovadas nas respetivas Conferências Procedimentais. Depois da de Penafalcão, recentemente aprovada, foi a vez de Alvito da Beira e Fórneas avançarem para próxima fase.

João Lobo, presidente da Câmara de Proença-a-Nova afirma que “é imperativo que todos façam o que lhes compete” para a transformação da paisagem e tornar os territórios mais resilientes aos eventos de incêndios florestais. O autarca acrescenta que “iniciamos agora um propósito de alteração que, estou certo, terá bons frutos no médio-prazo e o nosso concelho está, mais uma vez, na linha da frente”.

Na conferência procedimental foi deliberado que para a Operação Integrada de Gestão da Paisagem de Alvito foi deliberado um montante de 4.231.461,3€, sendo que a de Fórneas terá um custo total de 4.312.500€, sendo previsto que o prazo de execução do projeto fique concluído dentro de dois anos. De acordo com as propostas apresentadas, à responsabilidade da Entidade Gestora Pinhal Natural, estão áreas totais de 1.756ha em Alvito da Beira e 1725ha em Fórneas.

A Operação Integrada de Gestão da Paisagem configura uma área prioritária de intervenção para efeitos de aplicação da medida programática dos Planos de Reordenamento e Gestão da Paisagem, concretizando o conjunto de ações a realizar na respetiva área de intervenção.