A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, através da Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Castelo Branco, em parceria com a Câmara de Castelo Branco, no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, assinalou o Dia Internacional da Mulher, este 6ªfeira, 8 de março, com a campanha “Eu Posso: Estudar, Votar, Escolher, Governar”.
Esta campanha pretendeu realçar que a Igualdade de Género exige que homens e mulheres gozem das mesmas oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações em todas as áreas. Esta luta, quando iniciada em Portugal, teve diferentes rostos, como é o caso de Domitila de Carvalho, Carolina Beatriz Ângelo, Regina Quintanilha e Maria de Lourdes Pintasilgo, as caras desta campanha.
A associação refere que, tendo em conta as desigualdades e grandes assimetrias que perduram, a promoção da igualdade passa pelo empoderamento das mulheres para que se possa visar o equilíbrio de poder entre homens e mulheres, e se possam criar as condições para que a mulher seja autónoma nas suas decisões e na forma de gerir a sua vida.