O Mercadinho de Natal está de regresso a Vila Velha de Ródão entre 6ªfeira e domingo, 5 a 7 de dezembro, com expositores dedicados à venda de produtos artesanais ou regionais, alimentares e não alimentares, e atividades para toda a família, como ateliês de gastronomia e artesanato, animação musical e infantil e encontros de futebol e gira-vólei.
Promovido pelo Município de Vila Velha de Ródão e pelo Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, no âmbito do projeto CLDS 5G, o Mercadinho de Natal decorre nas instalações do Centro Desportivo Recreativo e de Cultura de Vila Velha de Ródão e sua envolvente e pretende promover e dinamizar o comércio local, contribuir para o desenvolvimento das artes, ofícios e microempresas artesanais do concelho e revitalizar e consolidar o seu tecido produtivo, realça a autarquia.
A iniciativa tem início na 6ªfeira, às 19h, com uma Parada do Pai Natal e Cãominhada, entre a Câmara Municipal e o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, onde, às 20h, acontece a Chegada do Pai Natal e a abertura do Mercadinho de Natal. A Parada de Natal pretende também assinalar o Dia Internacional do Voluntariado, convidando-se, para o efeito, os participantes a entregarem alimentos não perecíveis e equipamento desportivo infantil para o Banco de Voluntariado local, de forma a apoiar as famílias mais vulneráveis nesta época do ano.
No fim-de-semana, o Mercadinho de Natal abre logo a partir das 10h e, ao longo dos dois dias, os visitantes podem disfrutar de atividades para toda a família, como é o caso dos Encontros Desportivos de Natal, que convidam os visitantes a participarem em torneios de futebol 3×3, voleibol 2×2 e numa corrida e caminhada de Natal. Estas atividades requerem inscrição obrigatória, disponível no site e redes sociais do Município de Vila Velha de Ródão.
Do programa do Mercadinho de Natal destacam-se ainda, por exemplo, as iniciativas Natal no Mundo, que pretende dar a conhecer as tradições festivas e gastronómicas típicas desta época do ano em países como o Brasil, a Venezuela ou a Índia, a decorrer no sábado, às 17h; ou a roda de conversas sobre arte e inclusão, denominada Vou Ajud’Arte, que se realiza no domingo, às 15h, e conta com a participação da artista plástica Rosário Bello e artesãos locais.
Durante o Marcadinho de Natal, os mais pequenos podem ainda entregar as suas cartas ao Pai Natal, que vai estar presente nos três dias do evento, e divertir-se nas diferentes atividades e insufláveis disponíveis para assegurar o seu entretenimento.