Os prados do Monte das Areias, Zebreira, concelho de Idanha-a-Nova recebem o ‘Portuguese Open’ – Concurso Internacional de Cães de Condução de Rebanho, entre 6ªfeira e domingo, 16 e 18 de fevereiro.
É neste palco natural, um dos mais emblemáticos do país, que se vão reunir concorrentes de Portugal, Espanha, Alemanha, Suécia e França, trazendo um total de 40 cães, para competir pelo prémio de melhor cão de condução de rebanho.
A competição é organizada pela Associação Portuguesa de Utilizadores de Cães Pastores, com os apoios institucionais da Câmara de Idanha-a-Nova e da União de Freguesias de Zebreira e Segura, bem como de várias organizações e empresas ligadas ao sector agropecuário.
A autarquia idanhense conta que a prova é de grande dificuldade, ao nível das melhores competições internacionais, pois cada cão recebe comando para ir buscar as ovelhas – da raça Merino da Beira Baixa – a uma distância de 500m num campo e 350m noutro.
As provas são avaliadas por dois Juízes de renome: George Bonsall, do Reino Unido; e Barra O’Brien, da Irlanda.
É um evento de entrada livre, onde o público poderá apreciar gratuitamente o treino e o instinto excecional destes cães, entendendo a sua importância para trabalhar de forma tranquila com os rebanhos, melhorando o bem-estar das ovelhas, aumentando eficiência de trabalho do pastor, e assim elevando a rentabilidade da exploração agrícola.