Vila Velha de Ródão assinala os 50 anos da Revolução dos Cravos com um conjunto de atividades promovidas pela autarquia, que procuram envolver toda a comunidade. Entre elas, destacam-se a exposição “Memória de Abril – 50 Anos Depois”, que reúne um conjunto de fotografias captadas por Mário Varela Gomes, muitas das quais inéditas, entre os dias 25 e 27 de abril de 1974; e o encontro “Numa Noite tudo Mudou…”, que junta à conversa os jornalistas Adelino Gomes e José Nunes Martins sobre os 50 anos de abril.
O Município faz saber que é precisamente com esse encontro que, 24 de abril, às 15h, que marca o arranque do programa das comemorações na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão.
O evento tem como público-alvo os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas e a Academia Sénior de Vila Velha de Ródão, mas é aberto a toda a população, tendo como limite a lotação do auditório.
As comemorações prosseguem no dia seguinte, com o hastear da bandeira e a interpretação do hino nacional pela Banda da Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Fratelense, às 9h, nos Paços do Concelho de Vila Velha de Ródão, e uma arruada com o grupo de percussão Toc’& Ródão, às 9h15.
Às 10h, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, está agendada uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Vila Velha de Ródão, na qual se insere a Sessão Solene Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril, no âmbito da qual serão entregues seis Medalhas de Honra do Município a personalidades que, nas últimas cinco décadas, se destacaram pelos contributos relevantes que tiveram para o concelho, aos mais diversos níveis, ou pelo seu prestigiado percurso académico e profissional e ligações ao território de Vila Velha de Ródão, refere a autarquia.
Patente na Casa de Artes e Cultura do Tejo, até 30 de junho, encontra-se também a exposição de fotografias de Mário Varela Gomes, “Memória de Abril – 50 Anos Depois”, cuja inauguração foi também marcada pelo lançamento de um livro contendo a totalidade das imagens captadas nos dias referidos, muitas das quais inéditas, e cuja edição foi assegurada pelo Município de Vila Velha de Ródão.
As comemorações do cinquentenário de abril estendem-se ainda às freguesias do concelho, que apresentam um programa próprio para assinalar esta efeméride e para o qual puderam contar também com o apoio do Município rodanense.