O castelo de Castelo Branco voltou a acolher mais uma edição do “Castelo Branco – Terras Templárias”.
O evento foi promovido pela Câmara de Castelo Branco, em parceria com a Junta de Freguesia de Castelo Branco; a Albigec – Empresa de Gestão de Equipamentos Culturais, Desportivos e de Lazer; os Serviços Municipalizados de Castelo Branco; a ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa; e a Outrem – Associação de Defesa do Ambiente e do Património.
Com entrada livre, “Castelo Branco – Terras Templárias 2025” teve como principais objetivos preservar a identidade histórica e memórias do concelho albicastrense; proteger os costumes, as histórias e as tradições na perspetiva pedagógica de passagem às gerações vindouras; identificar e promover os produtos oriundos deste território (gastronómicos, artesanato e outros de produção local); incentivar o turismo de património religioso, militar e gastronómico; e desenvolver o conhecimento do património local.
Este é também um “momento importante” para o comércio local e para a dinamização da cidade, nomeadamente, desta zona da cidade de Castelo Branco, realçou o presidente da ACICB.
Pedro Crisóstomo revelou que a feira é “um sucesso” de participação, com um aumento de 50% de expositores, em relação à última edição, com a presença de 61 expositores.
Para Pedro Crisóstomo, presidente da ACICB, o aumento do número de expositores é “um bom indicador” da importância e interessa do “Castelo Branco – Terras Templárias”.
Apesar da chuva, que também marcou presença, a programação inclui um conjunto de propostas diversas, como, feira medieval, animação itinerante, espetáculo de espadas, assalto ao castelo, exposição templária, mercado de artesãos, cortejos e restauração.
Ricardo Pires Coelho