Verão em Proença-a-Nova com propostas para todos os públicos

Gastronomia, folclore, desporto e praias fluviais são algumas das áreas com propostas do programa de verão promovido pelo Município de Proença-a-Nova, numa altura do ano que convida a atividades ao ar livre e de lazer.

Neste mês de julho, a proposta é para o peixe do rio e em agosto para a tigelada. O Festival do Peixe do Rio começa na 6ª feira, dia 7, em São Pedro do Esteval. O destaque vai para as sopas de peixe do rio confecionadas pelas associações desta freguesia. A autarquia refere que o programa conta com animação musical com Diogo da Gaita, a fadista Telma Pires e Rui Sargento no primeiro dia. Sábado, a música está garantida com Os Ribeirinhos da Concertina, 4Mens e os Amigos do Presidente.

Já de 11 a 31 de agosto, irá decorrer o festival da tigelada nos restaurantes aderentes, com oportunidade para provar este doce tão genuíno do concelho de Proença-a-Nova. Ainda na gastronomia e produtos locais, agosto também fica marcado pelo regresso da iniciativa da Pinhal Maior, os Quintais nas Praças do Pinhal no dia 13.

Além de todas as atividades desportivas organizadas pelo Município como o Dia Aventura, a Descida de Rio e a Hidroginástica ao ar livre, Proença-a-Nova irá receber outros eventos desportivos que contam com o apoio do Município como a Taça Distrital de Futebol de Praia Feminino, no Campo de Jogos de Areia da Aldeia Ruiva, a 8 de julho, a PT 281 Ultramaratona de 20 a 23 de julho e com chegada em Proença-a-Nova, e a terceira edição do Eco Rally que decorre no concelho a 29 e 30 de julho.

As Experiências (G)Astronómicas é uma proposta que promete uma experiência ancestral única, no sábado, 8 de julho, que convida os participantes a apurar os sentidos mais primitivos. Em termos culturais, irá decorrer o 18º Festival de Teatro com a peça de comédia “Plano Perfeito”, do Grupo Oliveirense de Teatro Amador, e o Campo Arqueológico que promove a atividade Ser Arqueólogo por um dia, cujas inscrições decorrem no Posto de Turismo. Proença-a-Nova irá receber o Festival Internacional de Folclore, a 15 de agosto, com grupos estrangeiros oriundos de Venezuela, Irlanda do Norte, Perú, Polonia e Croácia.