A Sinfonietta de Castelo Branco assinala o Dia Mundial da Música (1 de outubro), este domingo, 5 de outubro, às 18h, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco.
O grupo convida os espectadores a uma viagem pela música Sul-americana, com a violinista venezuelana Ana Beatriz Manzanilla e o maestro convidado Filipe Cunha. A obra em destaque no programa são as Cuatro Estaciones Porteñas de Astor Piazzolla, para violino solo e orquestra de cordas (arr. Leonid Desyatnikov). Esta obra, dialoga com as Estações de Antonio Vivaldi e ambas incluem o verão, o outono, o inverno e a primavera. Há uma mistura de citações de melodias de Vivaldi, imitações dos sons das cigarras e o cânone de Pachelbel, inspirando-se, assim, em arquétipos da música barroca.
Manzanilla, formada no reconhecido El Sistema de Orquestras Juvenis da Venezuela e membro da Orquestra Gulbenkian, apresenta-se como uma das mais destacadas violinistas do panorama musical nacional e internacional e conta já com uma íntima colaboração com a Sinfonietta de Castelo Branco, desde a sua fundação.
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.