A Unidade Técnico Científica de Engenharia Eletrotécnica e Industrial da Escola Superior de Tecnologia, de Castelo Branco, dinamizou 4 estágios para ocupação de jovens nas férias, no âmbito do programa “Ocupação Científica de Jovens nas Férias – Ciência Viva no Laboratório”.
O estágio “Construção e Controlo de Drones” teve como objetivo cativar os mais jovens para as áreas da engenharia, ensinando-os a construir um drone de raiz e colocá-lo a voar, explica o Politécnico albicastrense.
O curso “Vamos construir um sistema inteligente: aplicação com microcontrolador”, formação teve participantes provenientes de Braga, Montijo e Castelo Branco e integrou os alunos nas atividades de investigação e desenvolvimento do laboratório de Sistemas Eletrónicos e Inteligência Artificial.
Já o estágio “O ar que respiro tem qualidade? Vou descobrir com a Internet das Coisas” integrou atividades laboratoriais e também de campo.
A 17ª edição do estágio “Construir Robôs Inteligentes”, teve como objetivo introduzir a robótica aos alunos do ensino secundário, abordando de forma integrada conceitos de mecânica, eletrónica e programação, necessários ao desenvolvimento de robôs.
O Politécnico de Castelo Branco refere que o feedback por parte dos alunos envolvidos iniciativas foi bastante positivo e encorajador para continuar a desenvolver atividades de divulgação e de incentivo à inserção de jovens nas áreas de engenharia.