O Município de Proença-a-Nova e a Junta de Freguesia de Benfica (Lisboa) assinaram um protocolo que visa disponibilizar quatro lugares de alojamento para jovens do concelho que ingressem pela primeira vez no ensino superior.
A Junta de Freguesia de Benfica dispõe de um edifício adaptado a esta finalidade, designado por “Alojamento Estudantil de Benfica” e irá assim disponibilizar dois quartos duplos (um duplo feminino e um duplo masculino) ao abrigo deste protocolo.
A autarquia proencense explica que os interessados deverão preencher um conjunto de requisitos para seja possível habilitar-se a esta medida (ser residente no concelho de Proença-a-Nova; não ser já beneficiário de bolsa de estudo municipal, atribuída ao abrigo do disposto no Código Regulamentar de Ação Social do Município de Proença-a-Nova; estar a candidatar-se/ingressar ao ensino superior pela primeira vez; e a instituição de ensino superior que irá frequentar se localize na Área Metropolitana de Lisboa).
Os candidatos serão ordenados com base numa ponderação mista de duas variáveis: a sua média escolar de conclusão do ensino secundário (60%) e o seu rendimento per capita (40%). O preço do alojamento é referente a cada estudante, determinado pela Junta de Benfica tendo em conta o enquadramento legal aplicável, e é de 89,12€ para estudantes bolseiros e de 331€ para estudantes não bolseiros.
As candidaturas estão abertas até 30 de setembro e formalizadas presencialmente, no Balcão Único da Câmara Municipal ou nos Serviços Online da Câmara Municipal.