José Dias Pires vence Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

José Dias Pires vence Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

Está escolhido o texto vencedor da 12ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. “Os três castelos das três bruxas malvadas”, da autoria de José Dias Pires, foi a história selecionada pelo painel de jurados. O maior prémio de literatura infantil do país premeia, exclusivamente, trabalhos originais e inéditos de autores que já tenham obra publicada em livro. A próxima fase desta iniciativa arranca no dia 13 de maio, para premiar um talento que vai ilustrar esta obra.

José Dias Pires é um escritor, tradutor e educador português que nasceu e vive em Castelo Branco. Foi professor de todos os níveis de ensino e assume, atualmente, a função de Comissário do Festival Literário de Castelo Branco desde 2012. Tem-se dedicado, desde 2011, à tradução de literatura infantojuvenil e, além de 11 obras de caráter pedagógico, tem editadas mais de duas dezenas de obras de poesia, teatro, ensaio e literatura para a infância.

Em nota é explicado que esta obra premiada teve origem num desafio feito ao autor numa escola, em tempos, para criar uma história sobre as casas das bruxas. Assim nasceu este conto que, entre castelos, bruxas e seres animados, se debruça sobre o que merece acontecer a quem quer conseguir o que pretende através de ameaças amedrontadoras.

José Dias Pires referiu que “gosto muito de escrever, dançar com as palavras, conforme a música, a vida, quando rompem as manhãs, não importa a que horas do dia. Ter, inesperadamente, recebido a escolha unânime do júri do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce representa uma honra e uma enorme satisfação”.

Terminada esta etapa, abrem, a 13 de maio, as candidaturas para a categoria de ilustração da 12ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. Os ilustradores podem inscrever-se até 24 de junho, sendo o vencedor revelado a 14 de julho.