Isna celebrou o seu 230º aniversário com um programa diversificado

A freguesia de Isna, concelho de Oleiros, festejou os seus 230 anos com um programa repleto e diversificado, convidando a comunidade.

A autarquia conta que as cerimónias começaram com a inauguração de uma obra significativa na Ribeira da Isna, a requalificação do Largo da Capela da Ribeira da Isna, uma intervenção que contou com o apoio do Município. Posteriormente, na sede da freguesia, foi inaugurada a nova placa de identificação da Fonte do Rei, que destaca a história e o significado da fonte para a freguesia.

Outro momento importante foi a inauguração da exposição fotográfica sobre a Isna, intitulada “Liga dos Amigos da Freguesia da Isna – Cabazes de Páscoa”, da autoria de João Nuno Reis. As fotografias, datadas de 2007, 2011 e 2012, foram realizadas com o objetivo de homenagear as pessoas mais idosas da freguesia, acima dos 90 anos, num total de cerca de 50 fotografias. A exposição fica patente até 31 de dezembro.

Na sessão solene foram homenageados os presidentes da Junta de Freguesia da Isna eleitos após o 25 de abril, assim como os presidentes da Câmara de Oleiros.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Oleiros abordou a redução da população, considerando-a um “problema transversal a quase todo o país”, mais acentuado no interior, e anunciou o reforço da cobertura da rede móvel na freguesia, com a instalação de duas novas antenas, ficando uma na Isna e outra no Vale da Cuba. Miguel Marques anunciou a intenção de reconhecer a Broa de Milho da Isna como produto com Certificado de Origem e elogiou a população da freguesia e suas anexas.

Por sua vez, Fernando Mendes, presidente da Junta de Freguesia da Isna, destacou a proximidade com a Câmara Municipal em vários domínios.