Idanha-a-Nova acolheu II Fórum Aldeias de Portugal

O evento de edição anual levado a cabo pela ATA – Associação Turismo de Aldeia – e coorganizado com 16 Grupos de Ação Local de todo o país e pelo Município de Idanha-a-Nova convocou, em Idanha-a-Nova, os diversos atores representativos dos diferentes interesses e visões acerca do desenvolvimento das Aldeias no II Fórum Aldeias de Portugal, este ano com o tema “Aldeias 2030 – Estratégias para a sustentabilidade e futuro das Aldeias”.

Esta iniciativa promovida no âmbito do Projeto de Cooperação interterritorial Aldeias de Portugal colocou na ordem do dia temas tão atuais como o da sustentabilidade, permitindo ser um espaço onde representantes de todos os setores de atividade e da sociedade puderam refletir sobre o desafio da sustentabilidade das aldeias, conta em nota a ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul.

O evento contou com sessões paralelas de reflexão e diálogo de modo a articular e expor propostas com o objetivo de atingir compromissos de ação ativa e muito em breve serão divulgados todos os resultados desta reflexão.

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, participou no encerramento do IIº Fórum Aldeias de Portugal, onde salientou “a importância do papel assumido pelos GAL – Grupos de Ação Local – e da abordagem LAEDER reforçando a continuidade no PEPAC”.

No âmbito do evento, foi inaugurada, em Penha Garcia, a nova sede da ATA. É explicado que a deslocalização da sede de Ponte de Lima para Penha Garcia “prende-se com a necessidade de uma maior centralidade que Penha Garcia pode oferecer”. Nesse sentido a autarquia de Idanha-a-Nova disponibilizou a cedência do espaço que passa acolher a ATA.