O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – e a Universidade Estadual da Amazónia formalizaram uma parceria institucional, em Manaus (Brasil).
A parceria agora estabelecida tem por objetivo a realização de intercâmbios de colaboradores docentes e não docentes, estudantes e investigadores académicos; a realização de atividades de pesquisa e publicação conjuntas, bem como a participação em seminários e reuniões académicas, explica a instituição albicastrense.
Além destas atividades, a parceria prevê também a partilha de trabalhos académicos, a realização de programas para concessão de diplomas conjuntos, e a realização de programas académicos especiais de curta duração ou módulos.
A parceria com a Universidade Estadual da Amazónia é coordenada pela vice-presidente do IPCB, Ana Vaz Ferreira; e por Vanúbia Araújo Moncayo, docente na Universidade Estadual da Amazónia, estando já prevista, para fevereiro, uma visita de docentes daquela instituição ao IPCB.
Para Ana Vaz Ferreira, “estas parcerias constituem uma ponte de entendimento e de partilha de conhecimentos, académicos e científicos, e promovem o enriquecimento cultural e a internacionalização do IPCB. Permitem também a mobilidade de docentes, não docentes e estudantes, bem como a construção de redes de investigação sólidas e o desenvolvimento de competências interculturais a toda a comunidade académica do IPCB”.