O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – apresentou oficialmente o projeto BAUHAUS4EU – Universidade Europeia para Regiões Resilientes, Sustentáveis, Inclusivas e Bonitas, uma iniciativa de grande relevância no contexto europeu que pretende transformar o ensino superior através de uma abordagem centrada na sustentabilidade, inclusão e estética.
De recordar que o projeto é uma aliança de dez instituições de ensino superior europeias, entre as quais se destacam a Bauhaus-Universität Weimar (Alemanha), Blekinge Institute of Technology (Suécia), Polis University (Albânia), entre outras, representando um total de 124.000 estudantes e 10.000 colaboradores. Esta colaboração transnacional promove formatos inovadores de ensino, aprendizagem, investigação e inovação.
Para o IPCB, adesão a esta aliança “representa um passo significativo na internacionalização da instituição e na criação de novas oportunidades de mobilidade para estudantes, docentes e pessoal técnico, reforçando o papel ativo da instituição na construção de um verdadeiro campus europeu, com programas integrados de educação e investigação”.
O projeto vai permitir a criação de cursos com a atribuição de diplomas conjuntos, para os quais os estudantes devem fazer o seu percurso em diferentes parceiros da rede, assim como a criação de hub regionais, que vai permitir um apoio colaborativo na definição de estratégias e soluções para desafios locais. Estes hubs serão os pontos focais que ligam a instituição, stakeholders, estudantes e diplomados, seja em projetos práticos e aplicados desenvolvidos durante o curso, seja para a inserção dos diplomados no mercado de trabalho.
Inspirado na iniciativa New European Bauhaus da Comissão Europeia, o projeto procura criar soluções educativas e científicas que sejam sustentáveis, inclusivas e esteticamente apelativas, conectando o Pacto Ecológico Europeu com os espaços de vida e aprendizagem.