Francisco Belo esteve em grande na segunda jornada dos Campeonatos Ibero-americanos ao vencer o lançamento do peso, a decorrer em Cuiabá (Brasil).
A Federação Portuguesa de Atletismo dá conta que o atleta de Castelo Branco conseguiu alcançar o lançamento de 20,78m, por duas vezes, derrotando o campeão mundial de pista coberta em 2022, o brasileiro Darlan Romani.
No final da prova, Francisco Belo mostrava-se satisfeito e afirmou que “vencer aqui significa que estou a regressar às grandes competições, que estou a voltar à melhor forma, que volto a ser o Belo que grita nas competições e fica quase sem voz”.
Analisando a sua prestação, o albicastrense admite que não se encontra no seu melhor potencial, mas “fico muito feliz com este triunfo e com o resultado, que é a minha melhor marca deste ano, e também melhor que no ano passado. Isto vai contribuir para os world rankings, para esse caminho para Paris, que será longo, pois agora segue-se competição quase todos os fins-de-semana”.
Apesar deste resultado, Francisco Belo afirmou que “há que ficar com os pés no chão e continuar a trabalhar para poder alcançar outros resultados relevantes”.