O Forum Castelo Branco irá reduzir em cerca de 40% o consumo de energia proveniente da rede elétrica através da instalação de um parque fotovoltaico com uma potência total de 512 kWp (kilowatt-pico). Esta redução de energia irá evitar a produção de aproximadamente 318 toneladas/ano de CO2, o equivalente ao consumo anual de 152 famílias.
Segundo o comunicado enviado à nossa redação, além da redução do consumo de energia da rede, possível através da instalação de 940 painéis fotovoltaicos, o projeto visou ainda promover a mobilidade elétrica dos clientes do centro. Com a implementação de seis postos de carregamento, que se juntam aos dois já existentes, irá multiplicar por 7 a potência disponível para os UVE. Adicionalmente, para assegurar maior conforto e conveniência aos visitantes, foram criados 200 lugares cobertos no estacionamento.
Durante a inauguração deste projeto, que reforça o compromisso e responsabilidade da gestão do Forum Castelo Branco em matéria de ESG, nomeadamente na redução da sua pegada carbónica.
Para o gestor do Centro Comercial “dada a localização desta instalação, na proximidade à fronteira com Espanha, o Forum Castelo Branco passa a constituir um ponto estratégico de carregamento elétrico, de grande conveniência, para quem faz viagens regulares ou pontuais entre os dois países”. Nuno Costa acrescentou ainda que “este projeto é um marco na estratégia ESG do Forum Castelo Branco e representa um compromisso claro dos seus proprietários com a descarbonização, a transição energética e sustentabilidade dos seus ativos, bem como com o reforço da oferta da rede de carregamento de veículos elétricos, como pilar de uma mobilidade mais verde”.
O compromisso com a preservação ambiental manifestou-se ainda na plantação de 15 ciprestes para compensar o abate necessário de algumas árvores no parque de estacionamento, de modo a permitir a instalação dos painéis fotovoltaicos.