Festa das Varas do Fumeiro em Aranhas encheu a vista e fez as delícias dos visitantes

Festa das Varas do Fumeiro em Aranhas encheu a vista e fez as delícias dos visitantes

A Festa das Varas do Fumeiro esteve de regresso a Aranhas, concelho de Penamacor, em torno do património gastronómico e das tradições comunitárias, com destaque para os enchidos e para o fumeiro.

O certame foi pontuado por mostras gastronómicas e de produtos endógenos, de artesãos e produtores locais, animação de rua e espetáculos teatrais e musicais que animaram a aldeia.

O município diz que o presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites, destacou a festividade pelo grande evento gastronómico do concelho, pela ancestralidade do costume do fumeiro e do «saber-fazer» dos enchidos, além de dias com muita animação, para a cultura e ecletismo para todos aqueles que visitaram a aldeia.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Aranhas, Luís Vaz, reforçou o caráter típico da festividade, do Cantar das Janeiras, do desfile e leilão das varas, e a ligação que esta tem, em especial, na angariação de fundos para a festa de agosto, que se celebra, igualmente, na mesma aldeia. 

O momento alto do certame foi o desfile das Varas e o leilão do fumeiro, tratando-se de um momento solene de raízes profundas de comunhão comunitária, com o típico cortejo pelas ruas de Aranhas. O Desfile das Varas foi acompanhado por músicos locais, que abriram caminho até ao local em que decorreu o leilão dos enchidos, pelas gentes da localidade e pelos visitantes que se juntam às celebrações. 

A Festa das Varas contou ainda com a XXIII edição do Festival de Folclore, com a participação de grupos de vários pontos do país e de Espanha.

 Tratando-se de um evento de cariz gastronómico, também não faltaram os showcookings, protagonizados pelo Chef Marco Santos e pelo Chef Rui Cerdeira.

Ao longo de três dias houve também concertos com Carolina Ceia, Magenta, Grupo de Cantares Se7e Vozes, Tiago Silva e Grupo Pitarra. Destaque ainda para a caminhada pela PR2, a Rota dos Moinhos do Baságueda.