Escola de formação de suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa da ULSCB assinala 1º aniversário

Escola de formação de suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa da ULSCB assinala 1º aniversário

A Escola de Formação de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa da ULS – Unidade Local de Saúde – de Castelo Branco assinalou o seu 1º ano de Entidade Acreditada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica, para formação de Suporte Básico de Vida e SBV com Desfibrilhação Automática Externa.

As formações têm como objetivo primordial formar leigos e profissionais de saúde na aquisição de competências que lhes permitam realizar corretamente manobras de Suporte Básico de Vida com utilização de um Desfibrilhação Automática Externa, numa vítima em paragem cardiorrespiratória, ou seja, adquirir capacidades para utilização de um dispositivo que permite a administração de um choque elétrico (desfibrilhação) no tórax da vítima (em situações específicas), podendo contribuir para que o coração parado volte a ter função, ajudando assim a salvar vidas, explica a instituição de saúde. São também abordados conteúdos essenciais, como a cadeia de sobrevivência, riscos para o reanimador, algoritmo de Suporte Básico de Vida, entre outros, ao longo de 7 horas de formação teórico-prática.

O aproveitamento no curso de formação certifica o formando por um período de 5 anos nas competências ministradas segundo o INEM.

A Escola de Formação, em estreita colaboração com o Serviço de Investigação, Formação e Ensino da ULS de Castelo Branco, realizou ao longo deste primeiro ano, 19 cursos de formação, totalizando 104 profissionais da desta unidade de saúde. Desses, 58 desempenham funções no Hospital Amato Lusitano e 46 nos vários Centros de Saúde que integram a ULS de Castelo Branco.

O Conselho de Administração congratula-se com este projeto, considerando-o da maior importância e agradece o empenho de todos os profissionais envolvidos no mesmo.