IPCB integra Centro de Excelência para a Inovação Pedagógica com financiamento de 3 milhões de euros

IPCB

O INOV3P – consórcio para a criação de um Centro de Excelência para a Inovação Pedagógica, projeto liderado pela Universidade de Coimbra e que integra o Politécnico de Castelo Branco, viu aprovada a candidatura apresentada ao Programa Impulso Mais Digital (Aviso 04 do Programa de Recuperação e Resiliência), tendo sido atribuído um financiamento de 3 milhões de euros.

O consórcio, explica o IPCB, vai permitir a criação de um laboratório de práticas pedagógicas inovadoras, a realização de ações de formação e ainda a partilha de experiências entre as instituições parceiras. Pretende-se assim um processo de inovação contínua das metodologias e práticas de ensino e aprendizagem, num ambiente evolutivo que responda às necessidades dos cerca de 80.000 estudantes das instituições participantes, e garanta a formação contínua dos seus mais de 5.000 docentes.

O consórcio tem uma significativa abrangência geográfica, integrando instituições de ensino superior da região centro e de Lisboa, nomeadamente a Universidade de Coimbra, o ISCTE, a Universidade Aberta, o Instituto Universitário Militar, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, e os politécnicos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Santarém, Tomar e Viseu.

O presidente do IPCB mostra-se satisfeito pela participação da instituição neste consórcio, considerando que este poderá contribuir para a necessária implementação de novos métodos de aprendizagem, alinhados com as necessidades de uma sociedade em contínua evolução. António Fernandes considera que o INOV3P é mais um bom exemplo da importância do trabalho em rede e da colaboração entre as instituições de ensino superior, enquanto ferramenta para a criação de condições para o desenvolvimento e transformação das regiões, do país e do mundo.

O futuro Laboratório de Inovação Pedagógica vai integrar espaços de cocriação, onde professores, alunos e pessoal de apoio colaboram na resolução de problemas comuns nas instituições, conjugando o rigor do conhecimento e a cultura da inovação pedagógica em novas formas de aprendizagem, assentes em práticas de ensino inovadoras. Esta estrutura tem prevista a criação 3 núcleos, dedicados ao Conhecimento e Disseminação, à Formação, e à Valorização e Promoção.