A ESALD – Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias -, de Castelo Branco, esteve presente nas V Jornadas de Investigação Clínica do Centro Académico e Clínico das Beiras, que decorreram na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu.
O encontro, dedicado ao tema “Da Inovação à Estratégia”, reuniu investigadores, docentes e dirigentes das instituições parceiras para refletir sobre os desafios e oportunidades que a inovação tecnológica e a inteligência artificial trazem à investigação clínica e aos cuidados de saúde.
O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – refere que a sessão de abertura contou com a presença da secretária de Estado da Ciência e Inovação, Helena Canhão, que destacou a importância da colaboração entre academia e unidades de saúde para acelerar a transferência de conhecimento e reforçar a qualidade da prática clínica.
O presidente do IPCB, António Fernandes, esteve presente numa mesa-redonda que reuniu os representantes das instituições parceiras, reforçando o compromisso da instituição com a investigação colaborativa e a estratégia para o Centro Académico e Clínico das Beiras.
As docentes Rute Crisóstomo, diretora da ESALD e membro do Conselho Diretivo do Centro Académico e Clínico das Beiras; e Veronika Kozlova, sub-diretora da ESALD e membro do Conselho Estratégico do Centro Académico e Clínico das Beiras, marcaram uma presença ativa em representação da ESALD. João Valente, docente da ESALD, moderou um workshop sobre o impacto da Inteligência Artificial na gestão e eficiência dos sistemas de saúde.
A participação científica da escola contou também com a apresentação de posters com trabalhos apresentados por diversos docentes.