Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo vencem Eco Rally Proença-a-Nova

A equipa Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, em KIA Niro EV, venceu a edição 2023 do Eco Rally Proença-a-Nova, a 3ª prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias Prio. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por João Paulo Martinho/Tiago Caio, em Kia E-Niro, seguindo-se a equipa Hugo Batista/Ivo Tavares, num Tesla Model X.

Promovida pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, a prova percorreu mais de 200km, distribuídos por 15 sectores de regularidade que perfazem 130km controlados, e que contou com a participação de 22 equipas, realce para a competitividade de que, uma vez mais, se revestiu uma etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias e para o contributo que iniciativas desta índole aportam à dinamização de regiões que, “apesar da sua aparente interioridade, na prática distam pouco mais de uma hora das principais cidades do país e nas quais o poder local assume uma importância crucial, e por vezes única, enquanto fator de promoção do desenvolvimento regional”. Daí o apoio dos Municípios de Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão a esta terceira etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias, uma competição que além da componente desportiva contempla uma forte sensibilização para as questões ambientais, da preservação do território e da sustentabilidade.

Eduardo Carpinteiro Albino, vencedor do Eco Rally Proença-a-Nova, salientou que “foi uma prova muito disputada, onde se nota uma evolução muito grande de todos os concorrentes, o que obriga a um esforço acrescido para ultrapassar as dificuldades do rally”. O piloto destacou, ainda, que “só conseguimos acertar nos mais ínfimos detalhes na segunda secção e na terceira, e última, foi possível consolidar o primeiro lugar”.

É ainda referido em nota que, na disputa pela Taça de Eficiência Energética, que premeia as equipas que melhor utilizam a energia disponível nas viaturas, os vencedores foram Pedro Morais/Sílvia Coutinho, em Hyundai IONIQ 5, e os outros lugares do pódio foram ocupados por João Gonçalves/Pedro Condessa, em BMW i3, em segundo lugar, e Ana Faria/ Ana Rita Nepomuceno, num Hyundai Kauai, em terceiro.