O Dia Mundial da Diabetes foi comemorado em Proença-a-Nova (14 de novembro), com a dinamização de atividades teórico-práticas que envolveram simultaneamente o Agrupamento de Escolas e a Universidade Sénior de Proença-a-Nova.
A iniciativa, organizada pela ULS – Unidade Local de Saúde – de Castelo Branco, em parceria com Município de Proença-a-Nova, o Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, a Associação de Professores de Educação Física de Castelo Branco e a Escola de Ténis de Proença-a-Nova, decorreu no Auditório Municipal e no Pavilhão Municipal.
A autarquia local conta que no Auditório Municipal recebeu alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova e algumas turmas do Agrupamento de Escolas local, havendo espaço para a realização de uma sessão de debate com o tema “Diabetes e Bem Estar”. Na ocasião foi referido que o número de diabéticos tem aumentado e que está associado ao desenvolvimento da capacidade financeira da própria. Isto é, 1% do PIB português é consumido com esta doença, e é um dado que deve preocupar o futuro de todos. Também foi dito que a diabetes é responsável por 40% dos enfartes em Portugal.
Depois houve uma sessão prática de introdução ao Kin-Ball, uma recente modalidade, mais inclusiva, a ser lecionada nos Agrupamentos do distrito de Castelo Branco.
Para assinalar a efeméride, a Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova esteve iluminada de azul durante a noite, no âmbito da campanha “Vista Azul pela Diabetes”, incentivando ao uso dessa cor em roupas, acessórios e iluminações para demonstrar solidariedade e promover o conhecimento sobre a doença.