Cursos de Mecânico de Aeronaves e Técnico de Manutenção de Aeronaves arrancam em Castelo Branco

Cursos de Mecânico de Aeronaves e Técnico de Manutenção de Aeronaves arrancam em Castelo Branco

O Centro de Formação e Certificação Técnica abriu, recentemente, um novo polo de formação em Castelo Branco e os primeiros cursos, da área Aeronáutica, vão começar no mês de outubro.

O Curso Profissional de Mecânico de Aeronaves e Material de Voo e o Curso Auto-Proposto de Técnico de Manutenção de Aeronaves integram o protocolo celebrado com a Associação Empresarial da Beira Baixa e a Câmara de Castelo Branco, sendo que estão certificados pela European Union Aviation Safety Agency e pela Agência Nacional de Aviação Civil.

A autarquia albicastrense refere que estes cursos oferecem aos jovens uma qualificação técnica de elevada empregabilidade no setor aeronáutico, tanto em Portugal como no estrangeiro.

O Curso Profissional de Mecânico de Aeronaves e Material de Voo tem início previsto a 13 de outubro, trata-se de uma formação integrada em Licença A1, com equivalência ao 12º ano e possibilidade de acesso direto ao Ensino Superior. É gratuito, tem Bolsa incluída, estágio garantido e combina formação teórica e prática, com aulas ministradas por formadores especializados e acesso a oficinas e equipamentos que simulam o ambiente real de manutenção aeronáutica.

Já o Curso Auto-Proposto de Técnico de Manutenção de Aeronaves tem início previsto a 20 de outubro, trata-se de uma formação integrada em Licença B1.1, destinado a quem já trabalha e quer melhorar as suas certificações. Realiza-se em regime híbrido, em horário pós-laboral e é financiado a 100%, desde 70€/mês. Tem uma duração de 12 meses + 5 anos On Job Training.

As vagas são limitadas e as inscrições decorrem até 10 de setembro. Os interessados devem dirigir-se à Associação Empresarial da Beira Baixa.

Este programa formativo insere-se no plano de desenvolvimento do Cluster Aeronáutico de Castelo Branco, visando atrair novas indústrias para o concelho e garantir a expansão de empresas que já possuem ligação ao setor aeronáutico.