Cavaquinho, o rei da festa

Cavaquinho, o rei da festa
Fotografia: Ricardo Pires Coelho

O cavaquinho foi o rei da festa no I Encontro de Grupos deste instrumento, em Castelo Branco, promovido pelo grupo de Cavaquinhos da USALBI – Universidade Sénior Albicastrense.

O Cine-Teatro Avenida foi o palco principal, por onde passaram vários grupos. Além do grupo anfitrião, o evento contou com a presença de grupos da Universidade Sénior de Gaia, Idanha-a-a-Nova e Loures.

Para os elementos de Castelo Branco, a realização deste encontro significa muito, ao manter vivo um som tão típico e característico.

À nossa Rádio, Francisco Romão, um dos elementos da organização, realçou a partilha e a troca de informações sobre este instrumento com alguém que é mestre, Xico Malheiro, convidado deste encontro.

A troca de informações é muito importante, disse Francisco Romão, um dos elementos da organização do I Encontro de Grupos de Cavaquinhos, pois “vamos colher muito das experiências que os outros grupos têm e eles de nós”.

Além das atuações, o evento contou também com uma oficina de instrumentos e exposição e a palestra “A origem do cavaquinho e as suas diversas formas de tocar”, proferida pelo mestre Xico Malheiro. Francisco Romão espera que este seja o primeiro de muitos encontros de Cavaquinhos em Castelo Branco.

Ricardo Pires Coelho