O Município de Castelo Branco associa-se à 23ª edição da Semana Europeia da Mobilidade que decorre entre 16 e 22 de setembro. Para a autarquia, esta é uma iniciativa de grande importância no que respeita à sensibilização e implementação de boas práticas, inclusivas e sustentáveis, de mobilidade urbana, tendo como tema central o “Espaço Público Partilhado” e como slogan de campanha “Combina e Move-te”.
O principal objetivo desta campanha é consciencializar os cidadãos a comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, despertando na comunidade a adoção de práticas de mobilidade ativa, limpa e ao uso do transporte público e multimodal.
Ao longo dos 7 dias estão programadas um conjunto de iniciativas. Entre elas está a implementação do projeto-piloto “Plataforma + Acesso” com a disponibilização de sensores de estacionamento a aplicar em 6 lugares reservados a pessoas com mobilidade condicionada junto de serviços públicos, resultado de uma parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P..
No dia 20 (6ªfeira), numa parceria entre a Câmara de Castelo Branco e a Rodonorte, o transporte público no concelho será gratuito.
Este ano, a Semana Europeia da Mobilidade vai incluir, além da cidade de Castelo Branco e da vila de Alcains, a União de freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Cafede e a Freguesia de Santo André das Tojeiras.
Na perspetiva de Hélder Henriques, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro da mobilidade e transportes, esta programação evidencia que “as parcerias, o trabalho em rede e o diálogo desempenham um papel fundamental na implementação das atividades da Semana Europeia da Mobilidade, proporcionam recursos adicionais, conhecimento compartilhado e um maior envolvimento da comunidade”. O autarca deixa também um agradecimento especial a todos os parceiros que integram a iniciativa.