A Incubadora Social IN de Castelo Branco, promovida pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, viu aprovada a sua candidatura ao programa Centros para o Empreendedorismo de Impacto, no âmbito do Portugal Inovação Social.
Este projeto, que conta como investidores sociais a Câmara de Castelo Branco e a Fundação EDP, visa potenciar o ecossistema de inovação e empreendedorismo social, com impacto positivo nas comunidades do concelho e territórios limítrofes.
Em nota é referido que, com uma abordagem que combina processos de incubação, aceleração e capacitação, a Social IN irá apoiar projetos inovadores que ofereçam soluções concretas para desafios sociais, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo a inclusão, sustentabilidade e responsabilidade social.
Assim, ao longo de 36 meses prevê-se a incubação de novos projetos, a realização de programas de aceleração e de capacitação. As iniciativas incluem também ações destinadas à comunidade escolar, a pessoas em situação de desemprego e ao tecido empresarial local.
A parceria com a Fundação EDP vai impulsionar a transição energética justa e inclusiva, fomentando soluções que promovam sustentabilidade e criação de emprego na Beira Baixa.
Segundo Dário Falcão, coordenador geral da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, “esta aprovação reflete o potencial transformador do projeto, que vai alavancar recursos e parcerias para construir uma sociedade mais justa e equitativa, enquanto promove o empreendedorismo social como motor de mudança e geradora de impacto”.
A Social IN convida toda a comunidade a juntar-se a esta iniciativa e a contribuir para um futuro mais sustentável e inclusivo.