A Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, recebe a primeira sessão de um conjunto de várias sessões de divulgação na região Centro sobre o apoio à ação cultural 2026.
O encontro está marcado para 6 de janeiro, às 18h, e tem o objetivo de reforçar a proximidade com os agentes culturais locais, apresentar com mais detalhe as linhas de apoio e esclarecer eventuais dúvidas, sendo promovido para CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Este organismo lançou a edição de 2026 do Programa Cultura ao Centro – Apoio à Ação Cultural, com um reforço da dotação orçamental em 25%, passando de 120 mil euros para 150 mil euros. As candidaturas ao Apoio à Ação Cultural 2026 encontram-se abertas até 31 de janeiro.
Este reforço financeiro, de 30 mil euros anuais, permite, segundo a CCDRC, “uma maior capacidade de resposta às dinâmicas culturais do território, reforçando o apoio a iniciativas culturais de caráter não profissional, promovidas por agentes locais e regionais”. O projeto procura fortalecer o ecossistema cultural da região Centro, promovendo a criatividade, a diversidade e a inclusão.
As candidaturas ao Apoio à Ação Cultural 2026 abrangem quatro medidas distintas: Criação Artística/Produção, Programação/Difusão, Edição e Formação/Capacitação. Destaca-se o reforço do apoio financeiro na área de Criação Artística/Produção, sendo complementado, quando necessário, com algum apoio técnico, por se considerar que as iniciativas de criação artística são determinantes para a sustentabilidade das estruturas não profissionais.