A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento e a Câmara de Castelo Branco voltam a ser parceiras para mais uma edição da Semana da Multiculturalidade.
A terceira edição vai decorrer entre os dias 16 e 20 de outubro, apresentando um programa que engloba debates e conferências, exposições, sessões de sensibilização, espetáculos de música e dança e uma mostra gastronómica.
Sob o mote “Castelo Branco Cidade Multicultural”, o evento tem como objetivo celebrar a diversidade cultural e promover a integração de migrantes na cidade, como realçou o presidente da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, em conferência de imprensa.
Com quase 20 anos a trabalhar com os migrantes na região, Arnaldo Braz explicou que o intuito é, não só divulgar o trabalho da associação, como ultrapassar barreiras e perder os preconceitos.
Arnaldo Braz, presidente da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento espera que a Semana da Multiculturalidade de Castelo Branco possa oferecer uma partilha de experiências enriquecedoras, celebrando a diversidade cultural e promovendo a integração e a tolerância na cidade.
Durante a apresentação, o presidente da Câmara de Castelo Branco realçou a presença de várias nacionalidades a residir no concelho e que têm contribuído para dar respostas às necessidades das empresas.
Leopoldo Rodrigues afirmou que a presença de migrantes é importante para a estratégia de desenvolvimento do concelho.
Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, referiu ainda que é importante conhecer as comunidades migrantes, para que a integração se concretize e se afirme, mas de forma positiva, para a promoção do território.
As iniciativas da III Semana da Multiculturalidade de Castelo Branco vão decorrer entre a Biblioteca Municipal António Salvado, Cine-Teatro Avenida e nas escolas do concelho.
Ricardo Pires Coelho