A Câmara de Castelo Branco deliberou, por unanimidade, manifestar a intenção do concelho aderir ao programa CLDS-5G, enquanto instrumento de intervenção ao nível das problemáticas do desemprego, da pobreza, envelhecimento e exclusão social.
A autarquia refere que o concelho de Castelo Branco é elegível no âmbito deste programa e que será atribuído um montante de financiamento de 784.000€ para o desenvolvimento do programa, tendo em consideração a população residente.
No âmbito do programa CLDS-5G, devem ser desenvolvidos, no mínimo, seis ações dos eixos de intervenção, sendo eles, Eixo 1: emprego formação e qualificação; Eixo 2: combate à pobreza e à exclusão social das crianças e dos jovens promotor de uma efetiva garantia para a infância; Eixo 3: promoção da autonomia envelhecimento ativo e longevidade; Eixo 4: desenvolvimento social capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.
Ao Município albicastrense cumpre designar uma entidade coordenadora local que atue na área de desenvolvimento social e no território de intervenção do CLDS-5G, pelo que voltou a designar a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento para prosseguir este objetivo.
Esta associação implementou já dois CLDS no concelho de Castelo Branco. O 4G, entre abril de 2020 a setembro de 2023, que teve uma taxa de execução física de 99,29%, deu continuidade ao trabalho já iniciado no CLDS-3G.