A Câmara de Castelo Branco procedeu a obras de ampliação do Cemitério da Paiágua, na freguesia de Almaceda, no valor de 131.027,34€. O objetivo era aumentar a área do recinto e a sua capacidade de ocupação, uma vez que o espaço se encontrava praticamente esgotado.
Em nota, a autarquia albicastrense refere que a lotação do cemitério era uma situação que preocupava a população, conforme afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Almaceda durante a inauguração oficial. Ansiada há muitos anos, José Custódio classificou a obra como “muito importante”, tendo sido “das primeiras preocupações” referenciadas quando o atual Executivo Municipal tomou posse.
Por sua vez, Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco reconheceu a urgência das circunstâncias e “cumpriu a sua obrigação” de atender às necessidades dos munícipes, concretizando-se esta ampliação que permite “dar dignidade às pessoas” e que “a comunidade local honre a memória dos seus entes queridos falecidos”.
O Cemitério da Paiágua teve um acréscimo de cerca de 182,60m2 de área, tendo havido uma cedência de terrenos por parte dos proprietários, em troca da oferta de sepulturas.
A intervenção contemplou a criação de um novo talhão, com cerca de 11 x 8m, seguindo os alinhamentos dos talhões existentes, com uma capacidade para 24 sepulturas enterradas; e de um edifício de 30 gavetões de consumpção aeróbia, dispostos em nichos sobrepostos em altura de 3 andares, assegurando uma maior rentabilização do espaço cemiterial e evitando-se o custo da escavação. A autarquia conta ainda que foram também realizadas obras de requalificação nos acessos, com a repavimentação e regularização de desníveis; a construção e pintura de muros envolventes; a integração de árvores; a inclusão de equipamentos de apoio, que dignificam o espaço e melhoram as suas condições de utilização, como bancos e pontos de água no interior do recinto que irão garantir o abastecimento de água para flores e para limpeza das sepulturas; e melhoramentos na zona exterior contígua, nomeadamente, pinturas na pequena edificação anexa que serve para arrumos.