A Ajidanha acolhe esta 5ªfeira, 13 de julho, às 21h30, no Teatro Estúdio São Veiga, em Idanha-a-Nova, a apresentação da peça de teatro “Para Nada”, a partir de Samuel Beckett.
Este espetáculo recorda que “Beckett é um autor que contribui para entender porque é que a capacidade de pensar livremente o mundo através da palavra é um lugar essencial para tentar aproximar o ser humano a aceitar a impossibilidade de compreender esse mesmo mundo”.
Em cena estará a atriz Sylvie Rocha.
O espetáculo tem preço livre. As reservas poderão ser feitas para os contactos da Ajidanha (938 983 960 ou ajidanha@gmail.com).
Já estão hasteadas a Bandeira Azul e a Bandeira Praia Acessível nas Praias Fluviais do Bostelim e de Fernandaires, no concelho de Vila de Rei.
A autarquia conta que a Bandeira Azul foi hasteada na Praia Fluvial do Bostelim, pelo 8º ano consecutivo, e na Praia Fluvial de Fernandaires, pelo 2º ano consecutivo, distinguindo a sua qualidade balnear.
Esta distinção é concedida pela Associação Bandeira Azul da Europa. Em todo o distrito de Castelo Branco, são apenas três as Praias a receberem esta distinção (Bostelim e Fernandaires, em Vila de Rei, e Açude do Pinto, em Oleiros), tal como no ano passado.
A atribuição da Bandeira Azul tem em conta diferenciados fatores, como a informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e de equipamentos ou a segurança e serviços.
Ambas as Praias foram ainda distinguidas com a Bandeira ‘Praia Acessível’ (Fernandaires pela 1º vez e Bostelim pelo 7º ano consecutivo), um galardão que destaca as praias que asseguram boas condições de acessibilidade a todas as pessoas, independentemente da sua idade, possíveis dificuldades de locomoção ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.
Paulo César Luís, vice-presidente da Autarquia Vilarregense e responsável pelo pelouro do Turismo, destaca que “a atribuição de importantes galardões às nossas zonas balneares é sempre um motivo de orgulho e, no dia de hoje, temos novamente o dobro dos motivos para nos orgulharmos”. Para o autarca, a atribuição da Bandeira Azul enquanto galardão de excelência “comprova que, além da qualidade das nossas Praias, os investimentos que temos realizado para reforçar as condições das nossas zonas balneares têm cumprido o objetivo de as tornar mais atrativas para os muitos visitantes que nos procuram”.
A Associação de Colecionismo de Castelo Branco realizou o I Encontro Nacional de Colecionadores na Cidade de Castelo Branco, com a participação de 125 colecionadores oriundos de várias localidades do país.
A organização refere que proporcionou “um excelente encontro aos participantes e visitantes”, avançando que está já a preparar a próxima edição, com o intuito de se “criar um evento de referência a nível nacional”.
Para a ocasião, foram lançadas três coleções de pacotes de açúcar com imagens alusivas à cidade de Castelo Branco, todas elas realizadas por artistas locais, nomeadamente, António Cavaco, Carlos Matos e João Robalo. Todos os interessados em adquirir as coleções de pacotes de açúcar, podem realizar as suas encomendas através do e-mail (a.colecionismo.cb@gmail.com).
O encontro decorreu no Mercado Municipal de Castelo Branco, onde os colecionadores puderam trocar, compra e vender vários objetos colecionáveis, contribuindo assim para o crescimento das suas coleções.
Um conjunto de atividades pararelas decorreram durante a realização deste 1º Encontro Nacional de Colecionadores na Cidade de Castelo Branco.
A Associação de Colecionismo de Castelo Branco considera que as expectativas “foram superadas em número de participantes, tendo atraído muitos visitantes durante todo o dia, tendo sido também dinamizado um espaço público onde os comerciantes permanentes do mesmo, efetuaram algumas receitas extra com a venda de produtos regionais”.
O Bordado de Castelo Branco, o burel da Covilhã e a tapeçaria de Portalegre estão unidas numa única peça de arte, criada por Diana Meneses Cunha (Oficina 166).
Exposta na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, esta criação retrata o processo que leva à criação as peças de bordado de Castelo Branco, em tapeçarias decorativas de Portalegre, usando não só os materiais e técnicas específicas de cada uma, mas também do burel.
Esta instalação é uma “ode à importância de preservar e valorizar estas três formas de arte têxtil”, referiu a autora durante a apresentação.
Diana Meneses Cunha a explicar um pouco da sua criação que valoriza todo o processo do Bordado de Castelo Branco.
Além desta arte, também materiais e técnicas do burel da Covilhã e da tapeçaria de Portalegre foram aqui utilizados. Para a autora são “materiais que se alinham e conjugam muito bem”.
A peça apresenta uma estrutura em madeira, constituída por 3 molduras laterais, com cerca de 2,5m x 2,5m cada uma (formando um cubo) e ao centro um casulo. Ao todo, utilizando as três formas de arte têxtil, são apresentados 5 elementos que dar a conhecer o processo do bordado de Castelo Branco.
Uma criação encomendada pela autarquia de Castelo Branco, enquadrada no projeto “Valorização da Rota do Bordado de Castelo Branco”, decorrente da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, financiada pelo Turismo de Portugal.
O presidente da Câmara Municipal referiu que este é um trabalho desenvolvido pela autarquia na afirmação de Castelo Branco, através do Bordado de Castelo Branco. Uma peça que vai também ao encontro da candidatura de Castelo Branco à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Artesanato e Artes Populares. Leopoldo Rodrigues lembrou que, recentemente, a candidatura foi aprovada pela Comissão Nacional da Unesco.
Leopoldo Rodrigues presidente da Câmara de Castelo Branco, acrescentou ainda que esta peça irá estar também na Covilhã e Portalegre, voltando depois ao Museu da Seda, em Castelo Branco.
Durante quatro dias um grupo de 29 estudantes e 7 professores do Agrupamentos de Escolas Padre António Andrade, de Oleiros, visitaram Roma, Itália. Esta viagem realizou-se no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0), com o apoio financeiro da Câmara Municipal.
A autarquia conta que para estes jovens, cada dia foi uma descoberta, visitando vários locais e conhecendo a cultura e património local. Para estes alunos a experiência foi “inesquecível” e estão por isso gratos à Câmara Municipal pela oportunidade.
Esta não é a primeira viagem de captação de conhecimento proporcionada pelo Município. No final do ano letivo de 2021/22 um grupo de alunos do concelho rumou a Amesterdão.
Paulo Urbano, vice-presidente da Câmara de Oleiros, integrou esta viagem a Roma e conviveu com os estudantes e confessa que não irá esquecer a experiência.
A Biblioteca Municipal José Baptista Martins, em Vila Velha de Ródão, acolheu o lançamento do livro infantil “O Garoto sem Modos”, de Célia Teixeira, que aborda a questão da aceitação da diferença e dos valores de cooperação e solidariedade, os quais importa fomentar e passar às gerações vindouras.
Tendo como ponto de partida a máxima de que “entender a diferença é uma forma de ser maior”, a obra procura ensinar aos mais novos que é na diferença que reside o valor da vida e apela à adoção de condutas de humanismo e igualdade, através duma história lúdica e motivadora, que retrata a dificuldade de uma criança em adaptar-se à cidade e à escola, sentindo tranquilidade e compreensão em espaços naturais, onde elege como verdadeiro amigo uma ave chamada Abelharuco, refere a autarquia rodense.
Célia Teixeira justificou a escolha do local para o lançamento do livro com o facto de “Vila Velha de Ródão ser um dos municípios que tem revelado uma maior preocupação com a questão da inclusão”.
Por sua vez, Luís Pereira, presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, destacou que é “um privilégio associarmo-nos a este trabalho e apresentá-lo aqui”, lembrando que “apesar da evolução que se tem verificado, a temática da inclusão continua a ser pertinente e nunca é demais lembrar a importância de estar atento aos outros e apoiar aqueles que, por alguma razão, sentem mais dificuldades a integrarem-se plenamente na sociedade.
A sessão contou com a presença das crianças dos 3 aos 5 anos que frequentam as Oficinas de Verão do Município de Vila Velha de Ródão.