Início Site Página 409

Judocas albicastrenses convocados

O judoca Eduardo Sousa, vice-campeão nacional de cadetes 2025 na categoria +90kg, da Escola de Judo Ana Hormigo, foi um dos convocados pela Federação Portuguesa de Judo para viajar para a Madeira, a fim de participar no Torneio amigável e num estágio com o judoca francês, campeão da Europa e medalhado no Campeonato do Mundo.

Este estágio decorreu no Funchal, com o treinador nacional António Saraiva ao comando.

Também a colega de clube de Castelo Branco, Beatriz Grecu, vice-campeã nacional de cadetes -48kg, foi chamada à seleção nacional para um estágio a realizar em Foz de Arouce, de 15 a 17 de abril.

João Pinheiro com fim-de-semana difícil em Mação

João Pinheiro com fim-de-semana difícil em Mação

João Pinheiro entrou em pista para a segunda ronda do Campeonato de Portugal de Kartcross, na Pista da Boavista, em Mação, que decorreu no fim-de-semana, 12 e 13 de abril.

A equipa do piloto albicastrense conta que o primeiro, que ficou marcado pelas condições meteorológicas instáveis, o piloto conseguiu o 5º melhor tempo na sessão de treinos cronometrados, o que lhe viria dar um lugar na primeira fila da grelha para a Q1. Na Q1, após um bom arranque, um toque na primeira curva fez com que João Pinheiro caísse para a última posição. Na corrida seguinte, sob uma forte trovoada, o piloto conseguiu ter uma boa recuperação terminando assim na 4ª posição da classificação.
No segundo dia de competição, na Q3, o piloto terminou na 7ª posição da classificação. Feitas as contas após todas as corridas de qualificação, o piloto albicastrense ocupava o 7º lugar da grelha para a final. Na final, após um excelente arranque que fazia subir o piloto até à 4ª posição à saída da primeira curva, um toque sofrido por outro concorrente na traseira do kart fazia com que o bólide embatesse no morro de proteção de forma agressiva, deixando por terra todas as aspirações de um bom resultado, contudo João Pinheiro não baixou os braços e levou o kart até à 7ª posição.

No final, o piloto considerou que foi “um fim-de-semana que não começou da melhor maneira, um toque na primeira qualificação dificultou-nos bastante o resto do fim-de-semana. Na final, após recuperar alguns lugares e ficar em posição de lutar pelo pódio, novamente um toque deixou-nos fora da discussão de um bom resultado”. Agora, diz João Pinheiro, “temos que levantar a cabeça e continuar a trabalhar”.

Futuro da Habitação no interior em debate

15 abr Futuro da Habitação no interior em debate

“Que Futuro para a Habitação no Interior” é o tema em debate, numa sessão que vai acontecer esta 3ªfeira, 15 de abril, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, às 14h30.

Esta é uma iniciativa organizada pela Century 21 Diamond, com o apoio da Câmara de Castelo Branco, com o intuito de perceber o impacto deste tema, não só a nível regional, como nacional.

Ao longo da tarde serão várias as mesas redondas e vários os convidados que irão assim debater o futuro da habitação no Interior do país, nomeadamente, no distrito de Castelo Branco.

Toulões celebrou a primavera no 4º Festival Rosa Albardeira

Toulões celebrou a primavera no 4º Festival Rosa Albardeira

Toulões, no concelho de Idanha-a-Nova, voltou a ser palco de mais uma edição do Festival Rosa Albardeira, enchendo-se de vida, cor e tradição para celebrar a primavera com um programa dedicado à natureza e à cultura local.

O certame contou com uma feira de produtos regionais, animação de rua, música ao vivo e uma inesquecível Grande Noite de Fados e do concerto de José Malhoa.

A autarquia idanhense destaca a participação de mais de 150 pessoas no Passeio Pedestre “Rosa Albardeira”, onde percorram 16km pelas paisagens naturais da freguesia.

O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova sublinhou “a importância destes festivais para dinamizar o território”. Armindo Jacinto enaltecendo “o orgulho de ver florescer a Rosa Albardeira, uma flor única que se tem o privilégio de admirar em Toulões, em plena primavera”.

Em acréscimo, o presidente da Junta de Freguesia de Toulões, António Marcelo, agradeceu a todos os que tornaram este evento possível.

Cinco arguidos por furtos em supermercados

GNR geral

O Comando Territorial de Castelo Branco da GNR, através do Posto Territorial de Vila Velha de Ródão e do Núcleo de Investigação Criminal de Castelo Branco, constituiu arguidas quatro mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 46 anos, e um homem de 25 anos, por furtos em supermercados, no concelho de Vila Velha de Rodão.

Segundo esta força de segurança, no âmbito de uma denúncia por furto em supermercado, ocorrido no concelho rodanense, os militares da GNR deslocaram-se prontamente ao local e realizaram diligências policiais que permitiram identificar e intercetar os suspeitos. A ação culminou na constituição dos suspeitos como arguidos e na recuperação dos bens subtraídos, que foram restituídos ao proprietário.

Refira-se que os suspeitos estavam sinalizados pela prática de outros ilícitos semelhantes, ocorridos quer no mesmo concelho, quer no concelho de Nisa.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Castelo Branco.

A ação contou com o reforço do Posto Territorial de Castelo Branco.

Carapalha é campeã distrital em equipas sub-11 de ténis de mesa

Carapalha é campeã distrital em equipas sub-11 de ténis de mesa

Lourenço Sena, Xavier Santos e Salvador Marcelino, da Associação Cultural e Desportiva da Carapalha, sagraram-se campeões no Campeonato Distrital de Coimbra em equipas sub-11 de ténis de mesa.

A coletividade de Castelo Branco adianta que os jovens estiveram brilhantes ao vencerem os 5 jogos disputados. 

Também em sub-15, os atletas Dinis Marcelino e Guilherme Neves estiveram em bom plano ao conquistarem o 4° lugar do seu escalão. 

A acompanhar estes jovens estiveram os treinadores na fase de estágio Tiago Branco e João Sena.

Tradição e Sabor no Mercadinho da Páscoa

14 abr Tradição e Sabor no Mercadinho da Páscoa

Castelo Branco volta a celebrar esta época, com mais uma edição do Mercadinho da Páscoa, a decorrer entre 5ªfeira e domingo, 17 a 20 de abril, na Praça 25 de Abril.

O evento promete proporcionar aos visitantes uma “verdadeira viagem pelos sabores típicos da Páscoa, com especialidades que vão desde chocolates artesanais a folares fresquinhos, passando por bombons e amêndoas crocantes”, revela a autarquia albicastrense. Os amantes da pastelaria e confeitaria também vão poder deliciar-se com várias propostas.

Além das doçarias, o Mercadinho da Páscoa vai ter ainda uma seleção de produtos tradicionais.

Para a Câmara de Castelo Branco, “mais do que um evento gastronómico, o Mercadinho da Páscoa 2025 é uma oportunidade para reunir a família e os amigos num ambiente acolhedor, celebrando a Páscoa com sabores autênticos e produtos de qualidade”.

Ao longo de 4 dias, são várias as propostas e atividades, dos miúdos aos graúdos, para toda a família.

14 abr Tradição e Sabor no Mercadinho da Páscoa