Início Site Página 109

Município de Oleiros marca presença na maior feira de turismo nacional

Município de Oleiros marca presença na maior feira de turismo nacional

Dando continuidade à sua estratégia de afirmação enquanto destino turístico de excelência, o Município de Oleiros participa, pelo terceiro ano consecutivo, na BTL – Better Tourism Travel Market (antiga Bolsa de Turismo de Lisboa), a maior feira de turismo do país, que decorre de 25 de fevereiro a 1 março, no Pavilhão da FIL, em Lisboa.

 Ao longo do certame, Oleiros apresenta um programa diversificado de animação e promoção dos seus produtos endógenos.

Durante todos os dias haverá animação com o Pinhas, sessões de fotografias personalizadas e oferta de brindes aos visitantes.

Os alojamentos do concelho dispõem igualmente de um espaço próprio dedicado à divulgação do concelho de Oleiros enquanto destino turístico. O Município conta que vai ainda disponibilizar 400 vouchers de estadia em Oleiros, no valor de 25€ cada.

Localizado numa posição privilegiada, no Pavilhão 2 (stand 2D68), o stand de Oleiros convida os visitantes a descobrir o melhor do concelho: a natureza envolvente, locais emblemáticos como o Miradouro do Zebro, sabores autênticos como o Cabrito Estonado e o Vinho Callum, bem como o artesanato tradicional. Concebido como um espaço interativo com recurso a tecnologia digital, permite explorar imagens e vídeos que revelam a identidade e autenticidade do território.

O vice-presidente da Câmara de Oleiros explica que “este stand quer ser uma verdadeira janela para Oleiros. Os visitantes serão surpreendidos ao percorrer um corredor escuro, onde sons e aromas característicos os transportarão diretamente para o concelho”. Paulo Urbano acrescenta que este “é um espaço pensado para despertar os cinco sentidos”.

Com esta terceira participação na BTL, Oleiros reforça a sua aposta na promoção turística e afirma-se como um destino de natureza, tradição e experiências autênticas.

Palestra sobre contos, mitos e lendas da Beira Baixa

22 de fev Palestra sobre contos, mitos e lendas da Beira Baixa

A Cooperativa Pinacoteca e a Associação Raia Gerações organizam para este domingo, 22 de fevereiro, a palestra “Contos, Mitos e Lendas da Beira Baixa”.

A iniciativa vai ter início às 15h e vai decorrer na Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Caféde, no concelho de Castelo Branco. O orador convidado é José Carlos Moura, como dá conta a organização.

Esta palestra conta com o apoio da associação que acolhe esta palestra.

“Memória do Barro” sobe ao palco do Cine-Teatro Avenida

22 fev “Memória do Barro” sobe ao palco do Cine-Teatro Avenida

Este domingo, 22 de fevereiro, às 17h, o Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, apresenta “Memória do Barro”, um espetáculo que cruza dança, teatro e olaria, colocando no centro da criação o barro e as mulheres que o trabalham.

Partindo do encontro entre duas intérpretes, uma atriz que não é ceramista e uma ceramista que não é atriz, o projeto nasce do desafio de partilhar universos de trabalho e de sonho. Em palco, cruzam-se o gesto de moldar uma peça na roda de oleiro, a dança do corpo sobre o barro, com o movimento da representação teatral. Dessa aproximação emergem questões íntimas e coletivas: os medos, os desejos e as inquietações que acompanham as mulheres oleiras; a paixão e a fragilidade diante da dureza do trabalho; a capacidade de adaptação a uma matéria exigente que também marca quem a molda.

“Memória do Barro” propõe uma reflexão poética sobre a identidade feminina na olaria, ontem e hoje. A memória do barro dialoga com a memória inscrita no corpo envelhecido de uma mulher e convoca uma questão central sobre a forma como uma oleira se reinventa para que a sua arte não desapareça. A criação nasce dessa interrogação e da consciência da responsabilidade de dar nova vida a uma matéria que resulta da decomposição de tudo o que já foi vivo.

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.

Fábrica da Criatividade tem “Margem de Erro”

21 fev Fábrica da Criatividade tem “Margem de Erro”

A Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, acolhe este sábado, 21 de fevereiro, às 18h, o projeto “Margem de Erro”, da Terceira Pessoa.

Um projeto transdisciplinar que reflete sobre o futuro das ações mais banais do ser humano, confrontando a biologia elementar comum a todos nós com o futuro acelerado e artificial para o qual a sociedade parece caminhar.

Após a apresentação da primeira parte deste projeto no Festival Alcains Conecta, em maio de 2025, em colaboração com a companhia sueca Darling Desperados, o projeto transdisciplinar prossegue agora com apresentação em Castelo Branco.

“Burning Away That Witch No Longer Serves” é uma performance intensa e provocadora que combina teatro com efeitos especiais e elementos pirotécnicos, que conta a história de uma jovem vendedora de vinho que enfrenta a sua cliente mais grotesca: uma bruxa racista. À medida que o confronto se intensifica, a vendedora mergulha num passado tão absurdo quanto inquietante e descobre a verdade  a bruxa é, afinal, uma superarma nazi. Consciente do seu lugar na História, decide pôr-lhe um fim de uma vez por todas. Mas será possível derrotar a bruxa?

Criado pelo ator e autor berlinense Georg Bütow em colaboração com o técnico de pirotecnia Nils Pegel, o espetáculo evolui de uma mostra de efeitos especiais teatrais para um poderoso tour de force, tão perverso quanto politicamente denso.

Uma produção da Terceira Pessoa com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e Câmara de Castelo Branco.

IPCB integra consórcio para o desenvolvimento de competências e capacidades para a mobilidade aérea inovadora  

IPCB integra consórcio para o desenvolvimento de competências e capacidades para a mobilidade aérea inovadora

O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – integra o projeto AIRMOB – “Developing Skills and Capabilities for Innovative Air Mobility”, iniciativa europeia com o objetivo de impulsionar a inovação na formação para o setor emergente da  IAM – Mobilidade Aérea Inovadora.

Em tempos de drones, táxis aéreos e aviação avançada, o AIRMOB está a construir uma rede de cinco Centros de Excelência Profissional regionais – em Portugal, Espanha, Itália, Turquia e Irlanda. Esta comunidade internacional agrega formadores profissionais, líderes da indústria e investigadores para garantir que os programas de formação acompanham as tecnologias de ponta e as necessidades da força de trabalho na aviação não tripulada e inteligente.

De acordo com o consórcio, o IPCB conta que “o projeto reforça a liderança da Europa em sistemas de mobilidade aérea seguros, sustentáveis e inteligentes, apoiando a dupla transição para transportes ecológicos e digitais” e “capacita a força de trabalho europeia para adotar soluções IAM – desde entregas urbanas por drones a táxis aéreos elétricos – e para liderar uma era de mobilidade mais limpa e inteligente”.

Cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, o projeto é coordenado Deep Blue SRL, de Itália, e reúne mais de 30 parceiros de Itália, Irlanda, Portugal, Espanha, Turquia, Chipre e Bélgica. Este consórcio diverso abrange instituições de ensino e formação profissional, universidades, centros de investigação, PME, autoridades públicas e partes interessadas da indústria.

Do lado de Portugal, além do IPCB, integram o projeto a Universidade da Beira Interior, a INOVA+, a Almadesign e o Grupo Ensinus.

Bons resultados da APPACDM de Castelo Branco alcançados no Ténis de Mesa

Bons resultados da APPACDM de Castelo Branco alcançados no Ténis de Mesa

A APPACDM de Castelo Branco deslocou-se até Aveiro, mais propriamente ao CTM Oliveirinha, a fim de participar no Torneio de Ténis de Mesa – Competição Individual do Special Olympics.

Este evento foi organizado pelo Clube de Ténis de Mesa da Oliveirinha e o Special Olympics Portugal, estando presentes na competição cerca de quatro dezenas de atletas, representando as instituições: APPACDM de Castelo Branco, Claparède (Lisboa), Afid (Lisboa), Vários (Tondela) e APPACDM de Albergaria.

A instituição refere que a comitiva albicastrense foi composta pelos atletas: Jorge Mendes, João Carlos Teixeira, João Gomes, Guilherme Morão, José Manuel Sanches, Noel Gonçalves e Beatriz Rodrigues, sendo acompanhados tecnicamente por Manuel Filipe e Pedro Pires.

A nível classificativo, o atleta albicastrense João Gomes ficou em 1º lugar no nível 1, seguido de Jorge Mendes com a prata, Guilherme Morão com o bronze e João Carlos Teixeira com o 4º lugar. No nível 2, Noel Gonçalves alcançou o 3º lugar e no nível 3, José Manuel Sanches conquistou o 4º lugar. No setor feminino, a atleta Beatriz Rodrigues ficou em 3º lugar no nível 3 feminino.

No final do evento, os atletas participantes tiveram oportunidade de jogar com os atletas de formação do clube de ténis de mesa da Oliveirinha constituindo-se como um momento de inclusão desportiva e social.

Tiago Milheiro lança single “Algo a Mais”

Tiago Milheiro lança single “Algo a Mais”

O artista pop português Tiago Milheiro, natural de Idanha-a-Nova, acaba de lançar o single “Algo a Mais”, um tema que assinala uma nova etapa no seu percurso musical e reforça a sua afirmação no panorama da música nacional.

Depois da estreia com “Renascer”, o cantor apresenta agora um trabalho que reflete crescimento, maturidade e uma procura constante por mais verdade e maior ligação ao público. “Algo a Mais” traduz essa evolução, tanto ao nível sonoro como na profundidade das letras, mantendo a identidade emocional que caracteriza o artista.

Conhecido por transformar emoções em canções e vivências pessoais em melodias sinceras, neste novo tema, Tiago Milheiro destaca a forte carga emocional, com uma interpretação honesta, elementos que reforçam a sua ligação com quem o ouve.

Para este ano, o artista prepara vários projetos. A trabalhar com diferentes produtores e a explorar novas sonoridades dentro do universo pop, Tiago Milheiro ambiciona levar a sua música mais longe, aproximando-se cada vez mais do circuito nacional.