Início Site Página 105

Castelo Branco recebe Curso de Escanção que forma sommeliers de alto nível com certificação

Castelo Branco recebe Curso de Escanção que forma sommeliers de alto nível com certificação

O CEI – Centro de Empresas Inovadoras -, em Castelo Branco, acolhe a 3ª edição do Curso de Escanção, uma iniciativa que reforça a aposta na qualificação profissional no setor da hotelaria e turismo da região Centro.

Este curso tem como principal objetivo evidenciar a importância da qualificação especializada, proporcionando aos participantes um enriquecimento pessoal e profissional e dando resposta ao nível cada vez mais exigente da hotelaria e do turismo do Centro do país. O presente curso é certificado pelo Turismo de Portugal e desenvolvido em parceria com a Associação Portuguesa de Escanções e o InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro – de Castelo Branco.

Em comunicado, as entidades promotoras referem que a formação vai decorrer em formato presencial, nas instalações do CEI, com início já no próximo dia 2 de março e término a 28 de dezembro, totalizando 300 horas de formação.

Para a organização, trata-se de uma oportunidade a não perder face à qualidade, duração e abrangência dos conteúdos programáticos. A formação iá integrar oito módulos fundamentais: Viticultura e Enologia; Regiões Vitivinícolas de Portugal; Provas Organoléticas – Princípios e Práticas; Serviço de Bar; Atlas e Vinhos do Mundo; Enogastronomia; Beverage Cost; e Serviço de Vinhos. Todos os módulos serão lecionados por profissionais especializados e reconhecidos na área vinícola, “assegurando um elevado padrão de qualidade técnica e pedagógica”.

No comunicado é ainda salientado que os interessados que não pretendam frequentar a totalidade do curso podem inscrever-se apenas em módulos específicos, pagando exclusivamente o valor correspondente ao módulo escolhido.

As inscrições encontram-se ainda em aberto, podendo os interessados inscreverem-se até ao próprio dia de início do curso. O processo de inscrição deverá ser realizado através do site da Turismo de Portugal, na plataforma Academia Digital.

Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco promove as tradicionais Procissões Quaresmais

Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco promove as tradicionais Procissões Quaresmais

A Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, em colaboração com as Paróquias da cidade, vai voltar a promover as habituais Procissões Quaresmais.

Em 2026 o Cortejo das Procissões visa promover o património cultural e religioso, da cidade albicastrense, preservando a identidade da comunidade e mantendo intocáveis as vivências religiosas, pretendendo-se valorizar estas tradições seculares.

Assim, a Procissão dos Passos vai decorrer a 8 de março (domingo), às 15h. Esta Procissão tem início na Igreja da Graça com a saída do Senhor dos Passos e trata-se de uma celebração que reconstitui os passos de Jesus Cristo desde o Pretório até ao Calvário. Já a Nossa Senhora das Dores, irá sair da Igreja de Santo António, e o encontro será feito junto ao Banco de Portugal, sendo este um dos momentos mais sentidos.

No dia 29 de março (domingo de Ramos), às 10h, é a Bênção e a Procissão dos Ramos. Depois da solene Bênção dos Ramos, no átrio do Pavilhão B da Sede da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, segue-se, em procissão, até à Igreja da Graça recordando a entrada de Cristo em Jerusalém.

Já no dia 3 de abril (6ª feira Santa), às 21h, irá realizar-se a Procissão do Enterro do Senhor, na Igreja da Graça, um momento de profundo espiritualismo e devoção. Nesta cerimónia irão estar presentes as 14 passagens da Via Sacra e os dois andores – o esquife com Cristo Morto e a Nossa Senhora das Dores.

E, para finalizar, no Domingo de Páscoa (5 de abril), às 10h, será celebrada a Missa da Ressurreição do Senhor, na Igreja da Graça, em Castelo Branco.

De referir ainda que poderá haver alterações na programação, caso as condições meteorológicas não sejam favoráveis.

Município de Idanha-a-Nova reforça compromisso com a segurança em receção ao novo Comandante do Posto da GNR

Município de Idanha-a-Nova reforça compromisso com a segurança em receção ao novo Comandante do Posto da GNR

A presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Elza Gonçalves, recebeu, em audiência de apresentação de cumprimentos, o Sargento-Chefe José Nicolau Ferreira Capinha, novo Comandante do Posto da GNR de Idanha-a-Nova.

O encontro, onde também marcaram presença o vice-presidente Vítor Mascarenhas e o Vereador Raul Antunes, teve lugar nos Paços do Concelho, e serviu para debater as prioridades estratégicas de segurança e bem-estar para a comunidade idanhense.

A autarquia refere que, durante a receção, a presidente Elza Gonçalves destacou a importância da articulação entre o poder local e as forças de segurança, afirmando que a “segurança e a tranquilidade dos nossos cidadãos são prioridades absolutas para este executivo”. A autarca frisou que “ao recebermos o Sargento-Chefe José Nicolau Ferreira Capinha, retribuímos os cumprimentos com o firme espírito de cooperação institucional que sempre pautou a nossa relação com a GNR. Elza Gonçalves acrescentou que “estamos empenhados em trabalhar lado a lado para garantir que Idanha-a-Nova continue a ser um território seguro, próximo das pessoas e resiliente perante os desafios da nossa comunidade”.

A reunião reforçou a vontade mútua de manter um policiamento de proximidade eficaz, essencial para o apoio às populações e para a vigilância de um concelho com a vasta extensão territorial de Idanha-a-Nova. O Município e o Posto da GNR reiteraram assim o compromisso de colaboração em prol da segurança pública e da qualidade de vida de todos os residentes.

Castelo Branco assina protocolo com AITI e será Destino Convidado Oficial do II Congresso Mundial do Turismo do Interior

Castelo Branco assina protocolo com AITI e será Destino Convidado Oficial do II Congresso Mundial do Turismo do Interior

O Município de Castelo Branco assinou um Protocolo de Colaboração com a AITI – Associação Ibérica de Turismo do Interior -, que tem como objeto o II Congresso Mundial do Turismo do Interior, que irá realizar-se na Guarda, nos dias 18 e 19 de novembro. A assinatura aconteceu durante a cerimónia comemorativa do 4º aniversário da AITI.

O documento estabelece os termos de colaboração entre as duas entidades, no âmbito da participação do Município de Castelo Branco enquanto Destino Convidado Oficial do II Congresso Mundial do Turismo do Interior, no sentido de promover, valorizar e divulgar o território albicastrense, destacando os seus produtos regionais, recursos endógenos e experiências diferenciadoras.

A autarquia refere que a parceria tem como principal objetivo dinamizar a economia local, apoiando os negócios das empresas de alojamento e restauração, bem como reforçar a atratividade turística do concelho de Castelo Branco, captando novos visitantes e investidores.

No âmbito desta colaboração, estão previstas diversas ações de promoção, nomeadamente, integração do Município de Castelo Branco na comunicação oficial do Congresso; exibição de vídeo promocional durante o Congresso; intervenção institucional do Presidente da Câmara Municipal ou seu representante; possibilidade de ações de degustação de produtos regionais; participação nos atos institucionais preparatórios promovidos pela AITI; presença ativa na promoção do território de Castelo Branco; e colocação de material promocional do território nas bolsas dos congressistas.

Organizado pela AITI, o II Congresso Mundial do Turismo do Interior irá reunir decisores públicos, entidades regionais, académicos, organizações internacionais e agentes económicos e pretende promover a partilha de boas práticas, reforçar a cooperação entre países e contribuir para a construção de modelos de desenvolvimento turístico ajustados às especificidades dos territórios do Interior, consolidando-se como um fórum ibérico e internacional de referência para o debate estratégico sobre os desafios e oportunidades do turismo nos territórios do Interior.

José Maria Coelho é candidato à liderança do PSD Castelo Branco

José Maria Coelho é candidato à liderança do PSD Castelo Branco

José Maria Coelho apresentou formalmente a sua candidatura à Presidência da Comissão Política de Secção do PSD de Castelo Branco, assumindo o compromisso de dar continuidade ao projeto iniciado em fevereiro de 2025, quando assumiu a liderança da estrutura local numa conjuntura exigente e atípica, após a demissão do seu antecessor, Pedro Lopes.

Advogado de profissão, atualmente com a cédula profissional suspensa por se encontrar a desempenhar funções no gabinete da secretária de Estado da Habitação, José Maria Coelho considera reunidas as condições para consolidar o trabalho desenvolvido, reforçar a coesão interna e preparar o partido para os desafios futuros.

O candidato entende que este é o momento de fortalecer a estrutura, unir militantes e preparar o PSD para se afirmar como verdadeira alternativa no concelho. O mandato proposto, com a duração de dois anos e sem eleições nacionais previstas nesse período, será orientado para o trabalho interno de capacitação e reorganização da estrutura partidária. O social-democrata revela que o objetivo passa por reforçar a estrutura, dinamizar a participação cívica e política e promover uma maior proximidade com a comunidade, apostando numa equipa que conjuga a energia das novas gerações com a experiência de militantes com percurso consolidado no partido.

Na equipa estão integrados todos os eleitos nas últimas autárquicas, o que, para José Maria Coelho “vai permitir reforçar a articulação e a harmonia entre a estrutura do partido e os seus veículos de intervenção externa, nomeadamente os órgãos autárquicos”. Com esta equipa, o candidato afirma a vontade de construir um PSD mais coeso, participativo e preparado para se afirmar como alternativa credível à governação socialista em Castelo Branco, sempre com espírito construtivo e sentido de responsabilidade institucional.

ANAR garante TAC nacional no Zonal Sul e compete ao lado de atletas olímpicos em Coimbra

ANAR garante TAC nacional no Zonal Sul e compete ao lado de atletas olímpicos em Coimbra

A ANAR – Associação de Natação Albicastrense – viveu um fim-de-semana, 21 e 22 de fevereiro, competitivo de elevado nível, marcando presença no Campeonato Zonal de Infantis – Zona Sul, em Ponte de Sor, e no Torneio de Especialistas, em Coimbra.

No Zonal Sul, que reuniu mais de 240 atletas em representação de mais de 50 clubes, estiveram presentes algumas das equipas mais fortes da natação da zona sul do país. Num contexto altamente exigente, a ANAR conta que foi representada pelas atletas Carlota Pereira e Mercedes Valente.

Carlota Pereira esteve em excelente plano, alcançando um recorde pessoal nos 200m estilos, consolidando o TAC para o Campeonato Nacional aos 50m livres e igualando ainda a sua melhor marca aos 100m livres. Uma prestação “consistente, que confirma a sua evolução e estabilidade competitiva”. Já Mercedes Valente estabeleceu recorde pessoal nos 100m bruços, ficando a apenas 20 centésimos do TAC para o Campeonato Nacional de Infantis, num desempenho que “evidencia clara progressão e deixa perspetivas muito positivas para as próximas competições”.

Em paralelo, a ANAR participou no Torneio de Especialistas, em Coimbra, prova que contou com 170 atletas em representação de 19 equipas, maioritariamente da zona centro e norte do país. A competição apresentou um nível técnico elevado, permitindo aos atletas albicastrenses competir e partilhar a piscina com nadadores de referência nacional, incluindo os olímpicos Camila Rebelo e Gabriel Lopes, do Louzan Natação/EFAPEL.

Num ambiente competitivo e exigente, os atletas do clube de Castelo Branco demonstraram atitude e compromisso, aproveitando a prova como momento de preparação para o Campeonato Regional de Inverno, um dos principais objetivos da época, realça a ANAR.

No próximo fim-de-semana, 28 de fevereiro e 1 de março, haverá mais uma jornada dupla: no sábado, os Juvenis, Juniores e Seniores participam no reagendado Meeting de Ponte de Sor, enquanto os mais novos, os Cadetes, marcam presença no II Torregri do Fundão.

ANAR garante TAC nacional no Zonal Sul e compete ao lado de atletas olímpicos em Coimbra

Rubrica Tana’Hora – 25-02-2026

Farmácia Tanara

Tema: Azia.