Início Site Página 103

Município de Castelo Branco distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI 2025

Município de Castelo Branco distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI 2025

O Município de Castelo Branco foi, novamente, distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI 2025, um reconhecimento que destaca as boas práticas e políticas sustentáveis desenvolvidas pelas autarquias portuguesas.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Município albicastrense é distinguido com este galardão do programa implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação. A Bandeira Verde ECOXXI é atribuída aos municípios que alcançam um índice global igual ou superior a 60%, com base em 21 indicadores de políticas públicas de gestão ambiental e desenvolvimento sustentável.

Nos últimos 3 anos, o índice do Município de Castelo Branco tem registado uma evolução crescente: 2023 – 59%; 2024 – 61%; 2025 – 64%.

Para a autarquia, “este crescimento consistente demonstra o compromisso contínuo em diversas áreas, nomeadamente: Educação Ambiental, Conservação da Natureza e Gestão Florestal, Água Segura e Qualidade dos Serviços, Produção e Recolha Seletiva e Valorização de Resíduos Urbanos, Mobilidade Sustentável, Qualidade do Ar, Energia e Eficiência, Planeamento e Requalificação Urbana, Agricultura e Turismo Sustentáveis, Cidadania e Participação”.

No total, foram distinguidas 60 autarquias com a Bandeira Verde Município ECOXXI 2025, numa cerimónia que contou com a presença de representantes da Agência Portuguesa do Ambiente e da Secretaria de Estado do Ambiente.

“Este reconhecimento reforça o compromisso do Município de Castelo Branco com um futuro mais sustentável, resiliente e com melhor qualidade de vida para todos”, conclui a autarquia.

Estrada de Malpica do Tejo reabriu esta 6ªfeira

Estrada de Malpica do Tejo reabriu esta 6ªfeira

A estrada que serve as freguesias de Malpica do Tejo e Monforte da Beira, bem como a localidade de Lentiscais, no concelho de Castelo Branco, reabriu esta 6ªfeira, 27 de fevereiro.

A notícia foi avançada pelo próprio presidente da Câmara Municipal, Leopoldo Rodrigues, referindo que a reabertura ocorre após as obras realizadas pela autarquia para resolver os problemas de deslizamento causados pelas tempestades que atingiram o concelho recentemente.

Assim, a via encontra-se uma vez mais disponível, estando resposta a normalidade da circulação rodoviária.

Assembleia Municipal Jovem de Castelo Branco regressa para dar voz aos estudantes do concelho

Assembleia Municipal Jovem de Castelo Branco regressa para dar voz aos estudantes do concelho

O Município de Castelo Branco, em articulação com a Assembleia Municipal e em colaboração com os estabelecimentos de ensino do concelho, promove, pela segunda vez, a Assembleia Municipal Jovem de Castelo Branco, depois de, em abril de 2025, se ter realizado a Sessão Piloto.

A iniciativa, que tem como principal finalidade fomentar a participação informada, ativa e responsável dos jovens na vida democrática local, destina-se a alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário, até aos 18 anos, incluindo, pela primeira vez, as Escolas Profissionais, dá conta a autarquia.

Até esta 6ªfeira, 27 de fevereiro, estão abertas as inscrições para participação na Assembleia Municipal Jovem, que devem ser formalizadas através do preenchimento de formulário online. Após este prazo, vai seguir-se a fase de validação, entre 2 e 4 de março. A decisão será posteriormente comunicada aos candidatos, que irão desenvolver a respetiva Campanha Eleitoral e apelo ao voto, entre 9 e 11 de março, culminando nas Eleições Escolares, que estão agendadas para 12 e 13 de março.

A autarquia albicastrense refere que a segunda fase de preparação inicia-se com a Comunicação dos Resultados, a 17 de março, assegurando que os jovens eleitos chegam ao plenário devidamente preparados para um debate consciente e construtivo. Seguem-se as Convocatórias, a Formalização das Candidaturas e, a 25 de março, a Reunião Preparatória, com apoio técnico-político. Por fim, decorrem as sessões oficiais do órgão deliberativo: a Sessão da Assembleia Municipal Jovem a realizar-se a 17 de abril, onde os Deputados Jovens eleitos irão apresentar e defender propostas de melhoria para o concelho que, após aprovação, serão submetidas à Reunião Ordinária da Assembleia Municipal do mês de abril.

Todos os estabelecimentos de ensino do concelho são convidados a participar, constituindo cada escola um círculo eleitoral plurinominal. O número de deputados jovens a eleger depende do número de alunos inscritos, num total global de 40 Deputados Municipais Jovens, distribuídos da seguinte forma: Agrupamento de Escolas Amato Lusitano – 14; Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva – 5; Agrupamento de Escolas Nuno Álvares – 14; Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira – 5; ETEPA – 1; Escola Profissional Agostinho Roseta 1).

Além dos Deputados Municipais Jovens, participam na sessão o presidente da Assembleia Municipal e o Executivo Municipal – composto pelo presidente da Câmara Municipal e vereadores.

Para a Câmara de Castelo Branco, a Assembleia Municipal Jovem constitui um verdadeiro espaço de participação jovem, onde os alunos assumem o papel de “deputados municipais”, debatem temas relevantes para a comunidade, apresentam soluções e votam propostas que contribuem para a construção de um território mais coeso, participativo e inclusivo.

Entre os principais objetivos da iniciativa está: promover uma compreensão prática do papel e funcionamento da Assembleia Municipal; incentivar o envolvimento dos jovens na vida cívica e política do concelho; valorizar as ideias e os contributos da juventude, potenciando a sua influência nas decisões políticas locais; proporcionar uma experiência concreta de participação democrática; e fortalecer os laços e a confiança dos jovens com os órgãos de representação democrática de Castelo Branco.

Com esta iniciativa, o Município diz que reafirma o seu compromisso com a educação para a cidadania e com o envolvimento ativo das novas gerações na construção do futuro de Castelo Branco.

Assembleia Municipal Jovem de Castelo Branco regressa para dar voz aos estudantes do concelho

Associação Ju-Jitsu e Defesa Pessoal conquistou 22 medalhas em Coimbra

Associação Ju-Jitsu e Defesa Pessoal conquistou 22 medalhas em Coimbra

A Associação Ju-Jitsu e Defesa Pessoal da Beira Baixa participou no Campeonato Nacional de Kyoo Soku em Coimbra, conquistando 22 medalhas.

Foram longas semanas de preparação, que culminaram num dia cheio de espírito competitivo, companheirismo e verdadeira garra marcial. 

O clube de Castelo Branco mostra-se orgulhoso com todos os atletas que uma vez mais honraram a associação e a cidade de Castelo Branco, agradecendo também a todos os pais pelo esforço e apoio. 

Além dos atletas presentes, a Associação Ju-Jitsu e Defesa Pessoal da Beira Baixa fez-se representar na arbitragem do evento com 2 árbitros e 1 juiz de mesa. 

A competição resultou em doze medalhas do 1º lugar, 6 de 2º lugar e três de 3º lugar, em várias categorias como Fight System, Ne Waza e Luta de Cintos (Kids -10anos).

Escola de Karaté Wado Joaquim Salgueiro regressa à competição no Open Karate Lourinhã 2026

Escola de Karaté Wado Joaquim Salgueiro regressa à competição no Open Karate Lourinhã 2026

A Escola de Karaté Wado Joaquim Salgueiro volta já esta semana à ação, participando no Open Karaté Lourinhã, que se realiza no domingo, 1 de março, no Pavilhão Polidesportivo Municipal da Lourinhã.

Cinco atletas do clube de Castelo Branco irão competir pelos lugares cimeiros: Adriana Rosa (Kumite Juvenil Feminino -45kg); Manuella Bacelar (Kumite Juvenil Feminino +45kg); Diogo Barroso (Kumite Juvenil Masculino -45kg); Rodrigo Ramalhinho e João Mendes (Kumite Juvenil Masculino +50kg). Os karatecas irão apresentar-se com determinação e vontade de mostrar a sua evolução dentro do tatami.

Para a Escola de Karaté Wado de Castelo Branco, a participação neste evento representa mais uma etapa importante no crescimento competitivo dos seus jovens karatecas, que continuam a honrar os valores do Karaté-Do: respeito, disciplina, superação e perseverança.

A Associação de Karaté Wado Castelo Branco agradece, uma vez mais, ao Município de Castelo Branco pela cedência da carrinha para o transporte dos atletas, pois “este apoio tem sido fundamental ao longo da época desportiva, permitindo assegurar a deslocação da nossa equipa às diversas competições. Sem esta colaboração seria extremamente difícil cumprir o nosso intenso calendário desportivo, especialmente numa fase em que a nossa carrinha deixou de estar operacional. Este contributo é, por isso, essencial, não só a nível logístico, mas também para garantir equilíbrio na nossa gestão financeira, permitindo que continuemos a investir na formação e crescimento dos nossos atletas”.

Tomás Galante mantém se presidente da Estudantina Académica de Castelo Branco

Tomás Galante mantém se presidente da Estudantina Académica de Castelo Branco

Tomás Galante mantém-se presidente da Estudantina Académica de Castelo Branco para o ano de 2026.

A nova equipa foi eleita e irá guiar o destino deste grupo académico nos próximos meses, como é referido em comunicado.

A acompanhar o Tomás Galante na direção está Filipe Lopes como vice-presidente; Tomás Ribeiro como tesoureiro; André Martins como secretário; e João Afonso como vogal.

Com o objetivo de elevar cada vez mais o nome desta casa, a Estudantina Académica de Castelo Branco promete “continuar o bom trabalho das direções anteriores e levar-nos a um ano cheio de aventuras, musica e alegria”.

Além da organização do XVIII FITUCB, a 22 e 23 de maio, a Estudantina Académica de Castelo Branco está a preparar-se para entrar em estúdio para a gravação do seu segundo trabalho discográfico. Tem também prevista a realização de um concerto comemorativo dos seus 20 anos.

Em relação à participação em festivais em representação da academia albicastrense, vai deslocar-se a Guimarães e aos Açores já em março.

Idanha-a-Nova reforça proximidade com Reunião Pública e Serviços Descentralizados

Idanha-a-Nova reforça proximidade com Reunião Pública e Serviços Descentralizados

O Executivo da Câmara de Idanha-a-Nova deu mais um passo decisivo na sua estratégia de proximidade com as populações ao realizar uma Reunião Pública Descentralizada na localidade de Alcafozes (23 de fevereiro). A iniciativa, que teve lugar no Centro Cultural de Alcafozes, não só promoveu o diálogo direto entre os eleitos e eleitores, como permitiu esclarecimentos sobre processos administrativos através da deslocação de alguns serviços municipais.

Assim, os munícipes puderam tratar de assuntos relativos a Urbanismo, Fiscalização e Ação Social sem necessidade de se deslocarem à sede do concelho. A autarquia considera que “esta descentralização de serviços, que funcionou entre as 9h30 e as 13h, reflete o compromisso da Câmara de Idanha-a-Nova em eliminar barreiras geográficas e facilitar o acesso da comunidade à administração pública”.

Para a presidente da Câmara Municipal, o balanço desta iniciativa é extremamente positivo, afirmando que “o nosso compromisso é com as pessoas e com o território. Ao trazermos o Executivo e os serviços técnicos de Urbanismo, Fiscalização e Ação Social diretamente às freguesias, estamos a reduzir distâncias e a garantir que o Município é um parceiro presente no dia-a-dia dos idanhenses”. Elza Gonçalves referiu que “o sucesso desta jornada em Alcafozes prova que uma governação aberta e descentralizada é o caminho para um concelho mais forte e coeso”.

A escolha do Centro Cultural de Alcafozes, espaço que contou com uma forte presença da população, para acolher esta sessão “sublinha a importância que o Executivo atribui às freguesias”, frisa o município idanhense. A adesão da população aos serviços disponíveis e a participação na reunião pública “validam este modelo de governação, que privilegia a escuta ativa e a resposta rápida às necessidades locais”.