O Campeonato de Portugal de Kartcross 2024 teve o seu início, no passado fim-de-semana 4 e 5 de maio, em Mação, um circuito sempre muito exigente tecnicamente onde, as ultrapassagens, são sempre difíceis de concretizar.
Com a chuva a marcar presença esporádica durante os dois dias, João Pinheiro, o piloto albicastrense da JCP Racing, não tinha tarefa fácil no arranque da temporada, numa lista de 20 inscritos, e frente ao vasto público que marcou presença no Circuito da Bela Vista.
A equipa de comunicação do jovem piloto conta que o sábado começava mesmo da pior forma para João Pinheiro, logo nos Treinos Cronometrados. Com um problema elétrico no La Base RX01, que o obrigaria a parar à terceira volta, sem possibilidade de marcar um bom tempo, e o deixava à partida, para a primeira corrida de qualificação, na posição 15 da geral.
A posição alcançada colocava João Pinheiro na série A, na primeira corrida de qualificação, junto com os pilotos da nova divisão 2, e o campeão em título. Sabendo que, recuperar da posição onde se encontrava, não seria tarefa fácil, o piloto não baixou os braços, recuperando posições, e alcançando a posição 11 da geral, o que o deixava partir mais confortável na série A para a segunda corrida de qualificação.
Partindo atrás do detentor da pole position, o jovem João Pinheiro saía, da sempre difícil luta da primeira curva, na segunda posição, o que lhe permitiu rodar mais rápido, com menos tráfego, e entrar na terceira corrida de qualificação no quarto lugar da geral.
Seria na terceira, e derradeira, corrida de qualificação, que João Pinheiro mostraria toda a garra, enquanto piloto, e a potencialidade do La Base RX01. Debaixo de chuva intensa, com o piso bastante escorregadia, o resultado alcançado, P3 na sua série, colocava o piloto na segunda posição para a final.
Já na final, com o piso ainda muito escorregadio, e com um arranque menos bem conseguido, João Pinheiro tinha pela frente a difícil missão de ter que se defender na primeira curva, ao mesmo tempo que tinha que evitar cometer erros. De cabeça fria, e com os olhos postos na frente da corrida, piloto e máquina fariam uma corrida brilhante e taticamente bem executada, com a ida a Joker Lap no momento certo, sem cometer qualquer erro. A equipa do piloto diz que, não obstante a pequena falha no arranque, seria este bom andamento e gestão tática que permitiam a João Pinheiro terminar o fim-de-semana na quarta posição da geral e na terceira posição da Divisão 1. É esta última o foco real do piloto, dada a diferença de andamento revelado nesta primeira ronda do Campeonato.
As atenções viram-se agora para Montalegre, para segunda ronda do Campeonato de Portugal de Kartcross, nos dias 25 e 26 de maio.