16ª Encontro de Escalada promove a reflorestação da Serra das Talhadas

As Portas de Almourão, em Proença-a-Nova, voltam a receber mais uma edição do Encontro de Escalada, no fim-de-semana de 28 e 29 de outubro, este ano com uma missão especial, reflorestar a Serra das Talhadas, afetada pelo incêndio florestal de agosto.

Por cada participante, o Município de Proença-a-Nova conta que irá oferecer um medronheiro ou sobreiro a ser plantado na serra. Com 16 anos de existência, este evento de escalada tem potenciado as Portas de Almourão e a região no mundo, tendo em conta que ano após ano recebe participantes de várias nacionalidades “que sentem um carinho especial por este local e estão entusiasmados para ajudar a reflorestar este local”, afirma José Santos, responsável pela Escola de Escalada.

O Encontro de Escalada irá decorrer em duas vias com níveis de dificuldade entre III ao 7c+: Lagoa Verde e a Terra do Grifo (conhecida pelos populares como a “a penha de má nome”, que como curiosidade era onde antigamente os populares atiravam os animais domésticos que estavam prestes a morrer, uma prática comum na região da Beira Baixa).

As inscrições estão a decorrer até dia 24 de outubro através do e-mail (zepataleno@hotmail.com) e estão abertas a quem quiser experimentar a modalidade, pois, de acordo com o responsável, “trata-se de um convívio entre praticantes com experiência e pessoas que nunca fizeram escalada”.

Quanto à via ferrata, ainda interdita, “será mais dolorosa a sua reconstrução do que o trabalho inicial devido aos sobrantes do incêndio e aos possíveis arrastamentos de terras com as chuvas no inverno”, explica José Santos, esperando que no final da próxima primavera seja reestabelecida e certificada ao nível da ancoragem.

Fora do Encontro de Escalada, as paredes de escalada estão equipadas e são de acesso livre, bastando ter equipamento para tal ou contactar o responsável pela Escola de Escalada, José Santos, que recebe marcações para grupos.