O I Encontro do Movimento Associativo da Beira Baixa decorreu em Castelo Branco, com a presença de 23 associações das áreas recreativas, desportivas, técnicas, sociais e culturais.
Esta iniciativa começou com um percurso pela zona histórica da cidade, onde se visitaram as associações, coletividades e edifícios de uso público da junta de Freguesia de Castelo Branco (Casa do Arco Bispo e Casa do Forno) existentes na Praça de Camões, Rua de Santa Maria e Rua Vaz Preto. Depois, o encontro prosseguiu numa unidade hoteleira situada naquela zona, onde Maria da Natividade Pires e Mário Correia entre a literatura e a recolha de sons deram sentido às atividades que as associações realizam de preservação de tradições, costumes e conhecimentos, é referido em nota pela Associação Movimento Associativo da Beira Baixa.
Após o almoço convívio, partiu-se para o Clube de Castelo Branco onde a Orquestra Viola Beiroa presenteou com um momento musical, seguindo-se a apresentação das atividades e realidades associativas, de todos os presentes.
No final apontou-se a vontade de realizar o II encontro para o próximo ano, previsivelmente em Idanha-a-Nova, pois “o Movimento pretende conhecer e partilhar ideias, atividades e recursos entre todas as associações e coletividades da Beira Baixa”.
O Movimento Associativo da Beira Baixa espera que o resultado deste encontro seja o reforço da colaboração entre as associações e a continuação do diálogo construtivo e colaborativo com as entidades representativas da comunidade e o lançamento das bases de uma estrutura que permita diversificar os apoios necessários para a realização dos fins associativos.